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Ligação ferroviária ao aeroporto de Beja volta a ser estudada
A modernização do percurso entre Casa Branca e Beja, com a variante para o aeroporto alentejano, pode custar até 120 milhões de euros, encurtando para hora e meia a ligação por comboio a Lisboa.
A Infraestruturas de Portugal (IP) já recebeu a autorização do Governo para contratar a realização de estudos que abrangem a eventual ligação do aeroporto de Beja à linha ferroviária do Alentejo, no âmbito da modernização e eletrificação do percurso entre Casa Branca e esta capital de distrito alentejana.
A estimativa de investimento para a intervenção neste troço e a construção da variante para o aeroporto, que permitiria fazer a ligação por comboio a Lisboa em perto de 90 minutos, pode variar entre 88 e 120 milhões de euros, noticia o DN esta segunda-feira, 28 de dezembro.
Uma sondagem da Intercampus para o Negócios e o CM sobre a solução para o aumento da capacidade aeroportuária na região de Lisboa, realizada em março deste ano, mostrou que Beja seria a localização preferida dos portugueses, acima da alternativa que o Governo e a ANA têm em cima da mesa.
O Governo e a ANA assinaram, no início de 2019, um acordo para o reforço da capacidade aeroportuária da região de Lisboa, envolvendo um investimento da ordem dos 1,15 mil milhões de euros no atual aeroporto Humberto Delgado e na construção na base aérea do Montijo.
Em entrevista ao Negócios e Antena 1, em setembro, a ministra da Coesão Territorial referiu que o aeroporto de Beja "tem de ser aproveitado", mesmo que não venha a substituir a construção dessa nova infraestrutura em Lisboa. Ana Abrunhosa argumentou que Portugal não pode dar-se ao luxo de ter um equipamento do género "sem o valorizar e sem o pôr ao serviço do desenvolvimento, em primeiro lugar, do Alentejo e do país".