Notícia
Apenas 3 dos 20 projetos do Ferrovia 2020 estão concluídos
Só 5% do número de quilómetros de via férrea previstos no Ferrovia 2020 foram modernizados ou construídos, segundo o Público.
O plano de investimentos Ferrovia 2020 tem apenas três dos 20 projectos previstos concluídos, o que corresponde a 5% do número de quilómetros de via férrea que deveriam ser modernizados ou construídos até ao final de Dezembro, conta o Público na edição desta quarta-feira.
O mesmo jornal aponta ainda que dos 2,1 mil milhões de euros de investimento previsto, 79% estão em fase de obra, já concluídos ou ao serviço.
A variante da linha da Beira Baixa à Beira Alta e a modernização do troço de 11 quilómetros entre Évora e a fronteira, bem como do troço Alfarelos – Pampilhosa, na linha do Norte, são os três projetos já praticamente concluídos. Os restantes 19 só deverão estar executados em 2023.
Dos projetos em execução, que representam 227 quilómetros de vias férreas, o Público destaca os 100 quilómetros de linha nova entre Évora e Elvas e, por exemplo, a electrificação da linha do Minho entre Viana do Castelo e Valença.