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IP já recebeu 119 milhões do PRR e tem mais 13 milhões a caminho

A Infraestruturas de Portugal antecipou em quase um ano o cumprimento de mais um marco no âmbito dos empreendimentos do PRR. Neste momento tem nove contratos rodoviários assinados, enquanto o investimento ferroviário será lançado a concurso nos próximos dias.

Pedro Catarino
22 de Abril de 2024 às 13:06
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A Infraestruturas de Portugal (IP) cumpriu mais um marco no âmbito dos empreendimentos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), assegurando a assinatura de nove contratos de empreitada para o investimento em "missing links" e aumento de capacidade na rede, "objetivo que teria de ser assegurado até final do primeiro trimestre de 2025", adianta a empresa em comunicado.

Com este resultado, acrescenta, "todos os objetivos definidos no investimento "missing links" e aumento de capacidade na rede para a IP e para Portugal já foram cumpridos pela empresa com sucesso".

Fica para atingir a meta de extensão quilométrica, a cumprir no final de 2025, diz a empresa liderada por Miguel Cruz (na foto), que diz ser "um dos beneficiários do PRR mais evoluído em termos de valor recebido", no total de 119 milhões de euros, "ao que somarão 13 milhões já solicitados, em verificação e instrução para pagamento".

Assim, afirma na mesma nota, "todos os 13 marcos definidos foram cumpridos com sucesso pela IP, correspondendo a 68% do total de objetivos rodoviários a cumprir até final do plano".

No âmbito do PRR a empresa pública tem previstos 27 projetos rodoviários e um ferroviário.


No âmbito dos rodoviários, já entraram ao serviço duas empreitadas, dez estão em execução e outras 11 em fase de contratação. Os restantes "estão em fase muito evoluída do seu projeto, com duas em fase final de projeto e autorização de despesa", refere.

O valor das 23 empreitadas já lançadas corresponde a 378 milhões de euros.

Já o investimento ferroviário vai avançar através de uma única empreitada, cujo anúncio público de lançamento de concurso será publicado nos próximos dias, adianta, acrescentando tratar-se de uma empreitada para a substituição do atual sistema de sinalização nas estações de concentração de Campolide (linha de cintura), Oriente, Alverca e Azambuja (linha do Norte), com o objetivo de compatibilizar as ligações físicas e funcionais da linha do Norte com a futura linha de Alta Velocidade.

 

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