Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

IP lança concurso de 77 milhões para projeto ferroviário do PRR

A empreitada, que prevê a intervenção numa extensão de 55 quilómetros, tem como objetivo compatibilizar as ligações da linha do Norte com a futura linha de alta velocidade.

Para a KPMG, operar a linha de alta velocidade Lisboa-Porto com 12 comboios não cobre os picos de procura.
Miguel Baltazar
Maria João Babo mbabo@negocios.pt 30 de Abril de 2024 às 10:53

A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou esta segunda-feira o concurso público para empreitada "Linha de Cintura e Linha Norte - estações de concentração de Campolide, Oriente, Alverca e Azambuja – Sinalização", no âmbito da digitalização do transporte ferroviário.

Com um preço base de 77 milhões de euros, esta empreitada em regime de conceção-construção, prevê a substituição do atual sistema de sinalização nas estações de concentração de Campolide, Oriente, Alverca e Azambuja, "tendo como objetivo compatibilizar as ligações físicas e funcionais da linha do Norte, da rede ferroviária nacional, com a futura linha de alta velocidade, permitindo uma utilização combinada, relevante para o objetivo de coesão territorial" da alta velocidade, refere a empresa em comunicado.

A extensão total a intervencionar será de cerca de 55 quilómetros de vias dupla e quádrupla.


De acordo com a IP, o concurso inclui o investimento destinada ao sistema de sinalização, financiado, num total de 49 milhões de euros no âmbito da "digitalização do transporte ferroviário", na componente mobilidade sustentável" do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e inclui também a manutenção subsequente à receção provisória da componente de investimento.

"A concretização deste projeto irá contribuir para a criação de corredores ferroviários interoperáveis, bem como incrementar a disponibilidade e fiabilidade da infraestrutura ferroviária, em segurança, e ainda promover a interoperabilidade e a interligação internacional de e para Portugal", explica ainda.

Neste momento, a IP tem um total de 378 milhões de euros de investimento no PRR já concluídos, em fase de execução ou em fase de contratação, na componente rodoviária, ao que se somam, agora, 49 milhões na componente ferroviária.

Dos 27 projetos rodoviários no âmbito do PRR, a IP tem já 23 obras lançadas. Dessas, duas empreitadas estão concluídas, 11 estão em fase de contratação e 10 em execução.

Ver comentários
Saber mais IP ferrovia alta velocidade PRR
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio