Notícia
Governo cria Cartão da Mobilidade
O Executivo vai adoptar medidas no próximo ano que incentivem as famílias e as empresas a introduzir meios de acesso e pagamento integrados para o sistema de transportes.
O Governo quer criar no próximo ano o Cartão da Mobilidade, referindo na proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2018 que irá adoptar "medidas que incentivem as famílias e as entidades empregadoras a introduzir meios de acesso e pagamento integrados para o sistema de transportes".
A intenção, acrescenta, é a de convergir "para o modelo da mobilidade como serviço, destinado à utilização de transportes alternativos ao transporte individual, com o fim de contribuir para a descarbonização da economia".
A medida prevista pelo Executivo é que este cartão funcione como um meio de acesso e pagamento que permita criar contas de mobilidade, quer ao nível familiar quer empresarial.
O Governo terá chegado a equacionar a criação de um vale social de mobilidade, mas no texto final da proposta de OE apenas refere a intenção de incentivar famílias e empresas a introduzir meios de acesso e pagamento integrados para o sistema de transportes.
Na área dos transportes, o Executivo inscreve ainda a intenção de promover a utilização dos modos partilhados, nomeadamente car-sharing e bike-sharing, por via de incentivos fiscais em sede de IRS, uma das medidas para a redução do uso do carro particular assim como para a descarbonização através da modernização do parque automóvel.