Notícia
Funchal garante ferry para continente em 2018
Mesmo que o novo concurso fique deserto, o governo regional madeirense assegura que a ligação por ferry ao continente vai avançar no próximo ano. Há planos alternativos em estudo.
Há pelo menos 13 armadores interessados na ligação semanal por ferry entre a Madeira e o continente, escreve o jornal Público desta segunda-feira, 18 de Dezembro.
O jornal recorda que acaba esta sexta-feira o prazo para apresentação de candidaturas. Apesar das empresas terem levantado o caderno de encargos, tal não garante que o concurso tenha um desfecho positivo.
Em 2016 existiu um concurso semelhante mas os interessados acabaram por não formalizar essa intenção. A sazonalidade do movimento de passageiros e a reduzida dimensão do mercado surgiram como justificações.
O novo concurso prevê indemnizações compensatórias no valor de três milhões de euros por parte do governo regional. O Funchal compromete-se ainda com um pacote complementar de incentivos fazendo, por exemplo, alterações às taxas portuárias.
O Público refere ainda que a região está a estudar planos alternativos, caso o concurso fique deserto. "Uma coisa podemos prometer, e vamos manter essa promessa; no Verão do próximo ano teremos o ferry na Madeira", afirmou Pedro Calado, vice-presidente do Governo Regional da Madeira.