Notícia
Espanhóis da Gondán ganham concurso de 10 navios elétricos para a Transtejo por 52,4 milhões
A Transtejo tinha recebido quatro propostas para o fornecimento das embarcações elétricas, sendo o preço base de 57 milhões de euros.
O concurso, ao qual apresentaram propostas, além da Gondán, os Estaleiros Navais de Peniche, a holandesa Holland Shipyards e a Majestic Glow Marine PTE, de Singapura, previa o fornecimento das 10 embarcações para as ligações fluviais de Cacilhas, Montijo e Seixal a partir de 2022.
8% abaixo desse valor.
Em comunicado, a Transtejo refere que "após a assinatura do contrato, o processo necessita ainda de visto do Tribunal de Contas".
Este procedimento concursal para a compra de navios 100% elétricos foi lançado em janeiro último, sendo os critérios de seleção o preço (com um peso de 40%), a qualidade técnica (45%) e o prazo de entrega (15%). Está definido que os primeiros quatro navios cheguem em 2022, outros quatro em 2023 e os últimos dois em 2024. Prazos que o governante admite que as propostas apresentadas agora possam vir a antecipar.
Este concurso foi lançado no início deste ano depois de ter sido cancelado o primeiro procedimento, em dezembro de 2019, que não previa que os navios fossem elétricos. Na altura, a justificação dada ao Negócios por Eduardo Pinheiro foi a “não demonstração pelos concorrentes do cumprimento dos requisitos de capacidade técnica exigidos”.