Notícia
CP Carga irá mudar de nome com novo dono
O novo dono da CP Carga irá mudar o nome da empresa, disse esta sexta-feira o Sindicato dos Trabalhadores do Sector Ferroviário, após uma reunião com a MSC, que venceu a privatização.
"A MSC tem como projecto a curto médio prazo a mudança do nome da empresa, ou seja, a marca CP irá desaparecer dando origem a um novo nome e a uma nova empresa", lê-se na nota de imprensa do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário, após um encontro na quarta-feira com um administrador da MSC para discutir assuntos relativos à privatização e ao impacto para os trabalhadores.
Segundo o sindicato, a maior parte perguntas não tiveram resposta, pelo que os dirigentes sindicais referem que saíram da reunião ainda mais preocupados.
Quanto ao que acontecerá à empresa, o sindicato reafirmou que "existe o compromisso de manter (por enquanto) o funcionamento nos mesmos moldes, quer nos clientes atuam quer a nível dos trabalhadores".
Sobre o acordo de empresa, foi dada a "garantia do cumprimento do acordo de empresa actual, mas colocando a necessidade de o actualizar no futuro às novas realidades".
Já sobre os centros de trabalho, a MSC remeteu para "mais tarde uma resposta sobre manutenção ou eventuais alterações", o que o sindicato atribui "ao pouco conhecimento das questões operacionais da empresa".
Da reunião saiu ainda a informação de que a MSC quer de fazer da nova CP Carga "o primeiro operador ferroviário de mercadorias da Península Ibérica", com o sindicato a considerar que isso é dito mas "escondendo a forma ou à custa de quem esse objectivo é concretizável".
O Sindicato dos Trabalhadores do Sector Ferroviário critica ainda "a urgência do Governo em apressar" o processo de privatização, considerando que "não tem qualquer tipo de legitimidade para o fazer", quando diz que é óbvio que o fecho deste processo ficará para o próximo executivo, uma vez que ainda falta assinar formalmente o contrato de venda e depois a 'luz verde' da Autoridade de Concorrência.
A MSC Rail - Operadores Ferroviários foi anunciada em Julho como a vencedora da corrida à privatização da CP Carga. A empresa é uma participada da MSC Portugal, pertencente ao gigante mundial MSC - Mediterranean Shipping Company, um dos maiores armadores mundiais.
A MSC Rail (Portugal - Operadores Ferroviários, SA) foi criada em Dezembro de 2012 pela MSC Portugal para fazer o transporte ferroviário de contentores entre o porto de Sines e os terminais do Entroncamento (da MSC) e da Bobadela, até então feitos pela CP, o que permitiu à empresa consolidar a sua posição de líder no 'ranking' nacional por volume de contentores.
A privatização da CP Carga foi uma das operações impostas no memorando assinado entre Portugal e a troika internacional.