Notícia
CP reduz prejuízo para 58 milhões até Junho
A CP transportou mais de 60 milhões de passageiros no primeiro semestre deste ano. Os proveitos de tráfego cresceram 8%, ultrapassando os 118 milhões de euros.
A CP registou no primeiro semestre deste ano uma melhoria do resultado líquido de 22%, reduzindo os prejuízos de 74 milhões de euros, em Junho de 2016, para 58 milhões, no mesmo mês de 2017.
No relatório e contas intercalar consolidado do grupo, divulgado esta terça-feira, o grupo justifica que para esta evolução, "num cenário de ausência de indemnizações compensatórias, contribuiu fundamentalmente o aumento dos rendimentos de tráfego e a melhoria do resultado financeiro decorrente da diminuição do passivo financeiro da empresa".
Os rendimentos de tráfego aumentaram 8% no semestre para 118,6 milhões de euros, mais 8,8 milhões do que no período homologo.
Até Junho foram transportados mais de 60 milhões de passageiros, o que corresponde a um crescimento de 6,9% face ao período homologo (mais 3,9 milhões de passageiros), o que representa um número 4,8% acima do previsto.
A CP destaca que o crescimento foi transversal a todos os serviços: os passageiros nos urbanos de Lisboa aumentaram 8,2%, nos urbanos do Porto 5,3%, os serviços de longo curso cresceram 6,4% e o serviço regional registou um aumento de 5,8%.
O resultado operacional da CP melhorou 31%, para 18,8 milhões de euros negativos. Já o EBITDA cresceu 436% de 1,5 para 8,2 milhões de euros.
O resultado financeiro, que em Junho de 2016 era negativo em 45 milhões de euros, chegou ao final do primeiro semestre deste ano nos 39 milhões também negativos.
A dívida remunerada no final de Junho apresentava uma redução de 17,7 milhões de euros face ao final de 2016 em consequência da amortização de empréstimos ao BEI, explica a CP, que no final do primeiro semestre apresentada uma dívida de 3 mil milhões de euros.
Nos primeiros seis meses deste ano o efectivo do grupo também subiu 2%, para 2.696 pessoas.