Notícia
Alfa Pendular com caminho aberto para chegar a Valença
O ministro do Planeamento e das Infraestruturas anunciou hoje em Viana do Castelo que o governo vai antecipar para 2017 a modernização do troço entre Viana do Castelo e Valença da linha do Minho face a igual compromisso de Espanha.
19 de Outubro de 2016 às 19:53
A Câmara de Valença considerou hoje uma "excelente notícia" a modernização e electrificação da linha do Minho anunciada hoje pelo governo, por permitir a chegada à segunda cidade do Alto Minho do comboio Alfa Pendular.
"Valença foi dos primeiros municípios a lutar pela electrificação e modernização da linha do Minho, uma obra fundamental para o reforço do posicionamento geoestratégico da cidade e da eurorregião (Norte de Portugal - Galiza). Após conquistarmos a paragem do comboio internacional Celta que liga o Porto à cidade espanhola de Vigo) esta é mais uma excelente notícia", afirmou o presidente da Câmara de Valença, o social-democrata Jorge Mendes, citado numa nota enviada à imprensa.
O ministro do Planeamento e das Infraestruturas anunciou hoje em Viana do Castelo que o governo vai antecipar para 2017 a modernização do troço entre Viana do Castelo e Valença da linha do Minho face a igual compromisso de Espanha.
"Faremos um esforço adicional para que a segunda empreitada, a partir de Viana do Castelo até Valença, comece em obra no próximo ano e não em 2018 como estava inicialmente (...) Este esforço adicional justifica-se porque ainda esta manhã, ao mais alto nível, o governo de Espanha nos contactou para nos reafirmar o seu compromisso de fazer a electrificação do pequeno troço (cerca de seis quilómetros) ", afirmou Pedro Marques.
O governante falava na estação ferroviária da capital do Alto Minho, na cerimónia de assinatura do contrato da empreitada de modernização e electrificação do troço Nine (Braga) e Viana do Castelo, cidade que dista cerca de 70 quilómetros do Porto.
A intervenção abrange 44 quilómetros e está orçada em quase 30 milhões de euros.
A obra arrancará no terreno "no primeiro trimestre de 2017 e estará concluída durante o terceiro trimestre de 2018".
A modernização dos 92 quilómetros da linha do Minho é há muito reclamada pelas autarquias e empresários da região bem como pela associação transfronteiriça Eixo Atlântico.
Na nota hoje enviada, a Câmara de Valença adiantou que "o início das obras do troço entre Viana e Valença está previsto para o segundo semestre de 2017 de modo a ficar operacional no início de 2019".
"É uma modernização que poderá permitir a chegada dos comboios rápidos Alfa Pendular até à cidade", frisou.
Para aquela autarquia, a modernização da ferrovia "é um factor estratégico e vital para a atractividade de novos investimentos, dinamização da economia e reforço da qualidade de vida das populações do concelho e de toda a região transfronteiriça".
"Com a modernização da linha, Valença ficará ligada ao Porto e a Vigo com uma via mais segura e rápida, agilizando a comunicação com os dois grandes núcleos urbanos e económicos da eurorregião", sustentou o município.
Segundo dados avançados hoje pela Infraestruturas de Portugal (IP), a requalificação da linha ferroviária entre Nine-Viana-Valença, a concluir até 2019, vai representar um investimento global de 83,2 milhões de euros, financiados em 59,2 milhões de euros por fundos do Ferrovia 2020 e com uma comparticipação de 24 milhões de euros do Orçamento de Estado.
De acordo com a IP, a modernização e electrificação daquela ligação vai permitir "triplicar" a capacidade de circulação, com mais comboios por dia, passando dos actuais 15 para 20, e de maiores dimensões, de 300 para 750 metros.
Segundo o governo a obra vai permitir "mais conforto, mais segurança e melhores tempos de transporte" aos passageiros e "mais eficiência para as empresas e para o transporte de mercadorias, realçando que esse aumento de eficiência vai possibilitar "reduções do preço dos fretes de carga até 30%".
"Valença foi dos primeiros municípios a lutar pela electrificação e modernização da linha do Minho, uma obra fundamental para o reforço do posicionamento geoestratégico da cidade e da eurorregião (Norte de Portugal - Galiza). Após conquistarmos a paragem do comboio internacional Celta que liga o Porto à cidade espanhola de Vigo) esta é mais uma excelente notícia", afirmou o presidente da Câmara de Valença, o social-democrata Jorge Mendes, citado numa nota enviada à imprensa.
"Faremos um esforço adicional para que a segunda empreitada, a partir de Viana do Castelo até Valença, comece em obra no próximo ano e não em 2018 como estava inicialmente (...) Este esforço adicional justifica-se porque ainda esta manhã, ao mais alto nível, o governo de Espanha nos contactou para nos reafirmar o seu compromisso de fazer a electrificação do pequeno troço (cerca de seis quilómetros) ", afirmou Pedro Marques.
O governante falava na estação ferroviária da capital do Alto Minho, na cerimónia de assinatura do contrato da empreitada de modernização e electrificação do troço Nine (Braga) e Viana do Castelo, cidade que dista cerca de 70 quilómetros do Porto.
A intervenção abrange 44 quilómetros e está orçada em quase 30 milhões de euros.
A obra arrancará no terreno "no primeiro trimestre de 2017 e estará concluída durante o terceiro trimestre de 2018".
A modernização dos 92 quilómetros da linha do Minho é há muito reclamada pelas autarquias e empresários da região bem como pela associação transfronteiriça Eixo Atlântico.
Na nota hoje enviada, a Câmara de Valença adiantou que "o início das obras do troço entre Viana e Valença está previsto para o segundo semestre de 2017 de modo a ficar operacional no início de 2019".
"É uma modernização que poderá permitir a chegada dos comboios rápidos Alfa Pendular até à cidade", frisou.
Para aquela autarquia, a modernização da ferrovia "é um factor estratégico e vital para a atractividade de novos investimentos, dinamização da economia e reforço da qualidade de vida das populações do concelho e de toda a região transfronteiriça".
"Com a modernização da linha, Valença ficará ligada ao Porto e a Vigo com uma via mais segura e rápida, agilizando a comunicação com os dois grandes núcleos urbanos e económicos da eurorregião", sustentou o município.
Segundo dados avançados hoje pela Infraestruturas de Portugal (IP), a requalificação da linha ferroviária entre Nine-Viana-Valença, a concluir até 2019, vai representar um investimento global de 83,2 milhões de euros, financiados em 59,2 milhões de euros por fundos do Ferrovia 2020 e com uma comparticipação de 24 milhões de euros do Orçamento de Estado.
De acordo com a IP, a modernização e electrificação daquela ligação vai permitir "triplicar" a capacidade de circulação, com mais comboios por dia, passando dos actuais 15 para 20, e de maiores dimensões, de 300 para 750 metros.
Segundo o governo a obra vai permitir "mais conforto, mais segurança e melhores tempos de transporte" aos passageiros e "mais eficiência para as empresas e para o transporte de mercadorias, realçando que esse aumento de eficiência vai possibilitar "reduções do preço dos fretes de carga até 30%".