Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Tim Cook ameaçou remover Uber da App Store por espiar iPhones

Os líderes da Apple e da Uber reuniram-se em 2015 para falar sobre o software da empresa de Travis Kalanick que permitia espiar utilizadores, mesmo depois de apagarem a aplicação do iPhone.

Reuters
Negócios 24 de Abril de 2017 às 15:47
  • ...

Em 2015, Tim Cook, presidente executivo da Apple, terá descoberto que a Uber tinha desenvolvido um software que infringia as políticas de privacidade da dona do iPhone. Tratava-se de um programa que a empresa utilizava já há alguns meses que permitia ter acesso a informação dos utilizadores, mesmo depois destes apagarem a aplicação do iPhone.

Segundo relata o New York Times, o líder da dona do iPhone não ficou contente com a informação, e pediu uma reunião com o CEO da Uber, Travis Kalanick, que chegou à sede da Apple com "os seus ténis preferidos vermelhos e umas meias rosa choque".

"Então, ouvi dizer que está a infringir algumas das nossas regras", disse calmamente, no seu tom habitual, Tim Cook. "Pare com os truques", acrescentou, ameaçando, de seguida, que caso não o fizesse a aplicação da Uber seria excluída da App Store.

Travis Kalanick (na foto) acatou a exigência. A saída da Uber da App Store iria levar à perda de milhões de clientes. Por isso, não podiam arriscar.

Depois do artigo ter sido publicado pelo New York Times, a Uber reagiu em comunicado e explicou que o software desenvolvido pela empresa não tinha como objectivo espiar os utilizadores mas sim detectar casos de fraude como, por exemplo, evitar que utilizassem dados de um cartão de crédito roubado.

Este caso só foi conhecido esta semana, mas junta-se à lista de episódios que têm colocado a Uber debaixo de fogo nos últimos meses. Desde os casos de assédio sexual até aos relatos de um ambiente de trabalho discriminatório, têm sido várias as acusações que têm surgido e levaram à saída de vários executivos da empresa liderada por Travis Kalanick.

Ver comentários
Saber mais Uber Apple Tim Cook App Store Travis Kalanick tecnologia transportes
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio