Notícia
United Airlines adia para 2025 arranque da ligação entre Faro e Nova Iorque
A operação que ia ligar diretamente Faro a Nova Iorque ia arrancar no próximo mês de maio, mas foi adiada para o verão de 2025 devido à falta de aeronaves, avançou fonte oficial da companhia aérea ao Negócios. Empresa garante que vai reembolsar os passageiros que já fizeram reservas.
A United Airlines decidiu adiar o arranque da operação que ia ligar Faro diretamente a Nova Iorque a partir de maio através de quatro voos semanais com um Boeing 757-200. Em causa está a paragem de algumas atividades de certificação de aviões por parte do regulador norte-americano [Federal Aviation Administration].
Devido à falta de aeronaves, a companhia norte-americana teve de adiar o lançamento de novas rotas. Além da ligação Faro-Newark, que iria arrancar a 24 de maio até setembro, a operação Tóquio-Cebu (Filipinas) também foi suspensa.
Fonte oficial da United Airlines avançou ao Negócios que prevê retomar os voos do Algarve para Nova Iorque no verão de 2025. E a mesma fonte garantiu que os passageiros que já tenham efetuado reservas vão ser totalmente reembolsados ou podem remarcar novo voo com outra companhia aérea parceira sem qualquer custo extra.
A tendência de falta de aeronaves por parte do setor acentuou-se após a crise em torno da Boeing, que levou a uma redução da produção por parte da empresa norte-americana.
Em causa estão uma série de incidentes com diferentes modelos do 737-MAX, que levaram as autoridades a obrigar a companhia a abrandar a produção de certas aeronaves para melhorar a qualidade destas. Mas, com a Airbus a mostrar dificuldades para aumentar a produção, há uma escassez no mercado, que levou o custo dos aviões usados ao valor mais elevado em vários anos, de acordo com a Bloomberg.