Notícia
União Europeia quer esclarecimentos sobre Alitalia
A Comissão Europeia pediu ao Governo italiano para, até ao dia 22 de Julho, fornecer novos dados sobre a eventual ajuda de Estado concedida através dos correios italianos e novos elementos sobre o negócio com a Ethiad.
O Governo italiano tem até ao próximo dia 22 de Julho para entregar à Comissão Europeia (CE) novos dados sobre a Alitalia. O comissário europeu para a concorrência, Joaquin Almunia, enviou uma carta ao Executivo liderado por Matteo Renzi, na qual pede a Roma esclarecimentos sobre uma eventual ajuda de Estado, que teria sido concedida à companhia aérea italiana através dos correios Poste Italiane, e sobre o negócio que pressupõe a venda de 49% da Alitalia à Ethiad Airways.
No entanto, segundo escreve o diário La Repubblica, as principais dúvidas da Comissão giram em torno da alegada ajuda do Estado e não à volta do negócio com a Ethiad Airways.
De acordo com este jornal, Bruxelas pretende ter acesso "a uma versão completa e não obscurecida do conselho de administração da Alitalia de 11 de Outubro de 2013", quando ficou decidido o aumento de capital desta companhia através da entrada da Poste Italiane no capital social da Alitalia.
Mas a equipa de Almunia pretende, todavia, receber novos dados sobre o negócio com a Ethiad. A Comissão pediu também a Roma "uma actualização sobre a negociação e discussão entre a Ethiad e a Alitalia". No passado dia 25 de Junho a Ethiad Airways acordou a compra de 49% da Alitalia.