Notícia
Tráfego aéreo mundial cresceu 8,6% em Fevereiro
O tráfego aéreo mundial aumentou 8,6% no mês de Fevereiro relativamente ao mesmo período de 2015. África e Médio Oriente foram as regiões onde o tráfego mais cresceu.
Em Fevereiro, o tráfego aéreo mundial cresceu em média 8,6% face ao mesmo mês do ano passado, anunciou a IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos) na quinta-feira, 7 de Abril.
África e Médio Oriente, as regiões do globo em que o número de passageiros mais aumentou, registaram um crescimento de 11,6% e 11%, respectivamente. Já na Europa registou-se um aumento de 7,5% no tráfego aéreo.
No caso europeu, a taxa de ocupação dos aviões foi de 77,7%, menos 0,2 pontos percentuais do que em Fevereiro de 2015, o que se deve ao aumento da capacidade em 7,3%.
Durante o mês de Fevereiro, a capacidade também aumentou 9,6% a nível global. Ainda assim, a taxa de ocupação baixou 0,7 pontos percentuais para os 77,8%. Este maior tráfego foi impulsionado pelos voos de longo curso, que aumentaram 9,9%, enquanto os voos internos aumentara 9%.
"Nos primeiros dois meses de 2016, a procura dos passageiros é a mais forte dos últimos oito anos", disse Tony Tyler, CEO da IATA, no comunicado.
"Contudo, Fevereiro foi o primeiro mês desde o meio de 2015 em que a capacidade excedeu a procura, o que fez com que a taxa de ocupação decrescesse. Não é certo que isto venha a significar uma queda generalizada das taxas de ocupação, mas é necessário ter atenção", concluiu Tony Tyler.