Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

TAP tem impacto de 300 milhões com aumento de combustíveis

Subida do valor dos combustíveis, aumento das taxas de juro e da inflação "aumentam os desafios" que a TAP tem que gerir no plano de reestruturação, aponta a presidente executiva no Parlamento.

António Cotrim / Lusa
07 de Junho de 2022 às 14:54
  • ...

O aumento vertiginoso do preços dos combustíveis desde o início da guerra na Ucrânia tem um impacto de 300 milhões de euros para a TAP, disse esta terça-feira a presidente executiva da TAP, Christine Ourmières-Widener.


"Antecipamos um impacto de cerca de 300 milhões de euros com o aumento do custos dos combustíveis", disse Christine Ourmières-Widener durante a audição na Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação da Assembleia da República, a pedido do PS e do PSD. Mais 200 milhões face à despesa suportada com os combustíveis em 2019.


A gestora acrescenta ainda que a companhia está a "tentar mitigar este custo com a equipa de gestão" através do recurso a combustíveis que permitem reduzir essa despesa mas também através do "aumento da taxa cobrada nos bilhetes", com impacto no custo final das tarifas. "Todas as companhias aéreas do mundo estão a fazer isso" e "não há expectativa que este custo venha a diminuir até ao final do ano", sublinha Christine Ourmières-Widener.


O aumento do custo dos combustíveis é apenas um dos cenários, apontados pela gestora, que se alterou desde que o plano de reestruturação da TAP começou a ser implementado em junho de 2021.   


"Agora temos que enfrentar a guerra na Ucrânia mas há outros fatores externos que aumentaram os desafios que temos que gerir" no plano de reestruturação. É  o caso da "subida das taxas de juro porque os nossos custos são em dólares e é assim que a industria trabalha" a que se somam ainda "os custos com a manutenção", salienta a presidente executiva da TAP.


"Temos também a subida da inflação que pode ter impacto na procura, as pessoas estão agora a querer viajar mais mas em relação ao que vai acontecer na procura é possível que venha a ter algum impacto no plano", prevê ainda Christine Ourmières-Widener.

Ver comentários
Saber mais TAP aviação plano de reestruturação
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio