Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

TAP já tem nova administração

A assembleia geral da TAP aprovou esta quinta-feira a nova administração para o mandato até 2024, que terá Manuel Beja como "chairman" e Christine Ourmières-Widener como CEO.

Companhia aérea tem em curso um processo de despedimento coletivo e vai ser sujeita a plano de reestruturação. Diretores foram a Madrid contratar pessoal e gravaram vídeo.
DR
Maria João Babo mbabo@negocios.pt 24 de Junho de 2021 às 23:50

Os acionistas da TAP aprovaram esta quinta-feira em assembleia geral os novos membros dos órgãos sociais para o quadriénio 2021-2024, entre os quais o conselho de administração que contará com Manuel Beja como "chairman" e Christine Ourmières-Widener como CEO.

 

O novo conselho de administração terá um total de 11 membros, dos quais cinco não executivos.

 

Do conselho que foi liderado por Miguel Frasquilho mantêm-se apenas três: Ramiro Sequeira, até aqui presidente executivo interino, que volta a assumir o cargo de diretor de operações; Alexandra Reis, que em 2020 substituiu David Pedrosa na comissão executiva da companhia aérea; e José Manuel Silva Rodrigues, indicado pela "holding" de Humberto Pedrosa.

 

Na comissão executiva, além da CEO Chistine Ourmières-Widener, de Ramiro Sequeira e de Alexandra Reis estarão ainda João Weber Gameiro, como administrador financeiro, e Silvia Mosquera, que será a diretora comercial. O primeiro vem do setor da banca. Era, até agora, e desde 2007, responsável pela banca de investimento do BBVA em Portugal, tendo também passado pelo Banco Santander de Negócios, onde foi codiretor do departamento de fusões e aquisições, e pelo Finantia, onde dirigiu o mesmo departamento. Já Silvia Mosquera, espanhola, foi diretora comercial da Iberia Express entre 2012 e 2016 e, até agora, era a diretora comercial da Avianca.

 

Além do "chairman" Manuel Beja, a nova administração conta com cinco membros não executivos: Silva Rodrigues; Patrício Ramos Castro, até agora gestor na Boston Consulting Group (a consultora que elaborou o plano de reestruturação da TAP); Ana Lehmann, antiga secretária de Estado da Indústria e atualmente membro de várias organizações ligadas à inovação; Gonçalo Pires, fundador do fundo de reestruturação de empresas Adamastor Investments; e João Duarte, o tripulante de cabine que foi eleito para representar os trabalhadores da empresa na administração.

 

A eleição do novo conselho de administração acontece ainda antes de Bruxelas dar luz verde ao plano de reestruturação da companhia aérea, no âmbito do qual o Estado já concedeu ajudas de 1.200 milhões de euros.

Nesta AG foram também aprovadas alterações aos estatutos da TAP, principalmente em relação a questões de governo societário, incluindo a instituição de uma Comissão de Vencimentos e de uma Comissão de Monitorização dos Auxílios de Estado, presidida por Patrício Ramos Castro, e o aumento da duração do mandato dos órgãos e corpos sociais de três para quatro anos.

Além disso, os acionistas da companhia aérea reconheceram a perda de metade do capital social da TAP e das medidas disponíveis ao abrigo do artigo 35.º do Código das Sociedades Comerciais (nomeadamente, dissolução, redução do capital social ou realização de entradas para reforço da cobertura do capital) e aprovação da proposta para que os acionistas apenas apreciem estas medidas no contexto do plano de reestruturação que está atualmente sob apreciação da Comissão Europeia.

Ver comentários
Saber mais TAP Manuel Beja Christine Ourmières-Widener Ramiro Sequeira José Manuel Silva Rodrigues Silvia Mosquera Alexandra Reis
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio