Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Procura de acções por trabalhadores da TAP foi 17,5 vezes maior que a oferta

Com o desfecho deste processo, os trabalhadores da TAP ficam mais perto dea controlar 5% da companhia aérea. Foram alienadas 75 mil acções por um unitário de 10,38 euros.

TAP Portugal: Europe's Leading Airline to Africa
Bruno Simão/Negócios
12 de Maio de 2017 às 13:07
  • ...

A procura de acções da TAP, através da Oferta Pública de Venda (OPV) reservada aos trabalhadores, foi 17,5 vezes superior à oferta. O prazo para o desfecho deste processo estava marcado para esta sexta-feira, 12 de Maio.

Estavam disponíveis 75 mil acções, que foram alienadas por 10,38 euros cada, num montante global de 778.500 euros. Seriam necessárias mais de um milhão e 312 mil acções para responder a toda a procura registada nesta OPV por parte dos trabalhadores da TAP, o que representaria um encaixe superior a 13,6 milhões de euros.


"O Governo congratula-se com o resultado da Oferta Pública de Venda de ações da TAP aos trabalhadores, na qual foram apresentadas ordens de compra 17,5 vezes superiores à oferta", fez já saber o Executivo através de um comunicado do Ministério do Planeamento e Infraestruturas.


Os trabalhadores da TAP passarão a deter 5% do capital da companhia aérea, marcando mais uma etapa rumo ao fim deste processo, onde o Estado assumirá uma posição de 50% e nomeará seis dos 12 membros do conselho de administração - incluindo o presidente, que tem sido apontado como sendo Miguel Frasquilho.


O restante capital ficará nas mãos do consórcio Atlantic Gateway, liderado por David Neeleman e Humberto Pedrosa, responsáveis pela gestão operacional da transportadora.


"Este modelo cria as condições de estabilidade e equilíbrio para a capitalização, modernização e desenvolvimento da TAP, mantendo-a como uma empresa ao serviço dos portugueses e de uma estratégia de afirmação lusófona", assegura o ministério tutelado por Pedro Marques.


Num comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o banco BPI, responsável pela negociação, lembra que "não será requerida a admissão à negociação das acções, representativas do capital social da TAP – SGPS, SA em qualquer mercado ou plataforma de negociação na sequência da oferta".


O cenário de procura acentuada já se fazia esperar. Ao Negócios, David Paes, presidente do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil, indicava esta semana que só a procura por parte dos pilotos supera em cinco vezes as acções colocadas à disposição dos trabalhadores. Também o Governo acreditava que a OPV da TAP fosse ser "um grande sucesso".


(Notícia actualizada às 13:28 com mais informação)
Ver comentários
Saber mais TAP OPV privatização David Neeleman Atlantic Gateway aviação Governo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio