Notícia
Pedro Marques: “Temos 315 km de obra do Ferrovia 2020 em execução”
O ministro do Planeamento e das Infraestruturas anunciou que as obras na linha do Tua terão início esta sexta-feira e garantiu que dentro de dias serão adjudicados os trabalhos entre Évora e Elvas.
O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, garantiu esta quarta-feira, 6 de janeiro, no Parlamento, que, na próxima sexta-feira, vão arrancar as obras na linha do Tua e reafirmou que nos próximos dias serão adjudicados os contratos para os troços de 100 quilómetros de linha entre Évora e Elvas.
Pedro Marques respondia aos deputados da comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, contestando que as taxas de execução do plano Ferrovia 2020 estejam abaixo de 10%, e garantindo que 40% está em obra ou concluído.
"Temos 315 quilómetros de obra em execução", frisou o ministro, dando, entre outros exemplos, os 93 quilómetros em obra na linha do Minho.
Pedro Marques frisou ainda que o plano Ferrovia 2020 tem execução até 2021, estando por isso nesta altura a meio. "Há quem veja o copo meio cheio e quem veja meio vazio", disse o governante.
Governo vai avaliar procura em Monte Real
Relativamente à possibilidade que vem sendo reclamada por autarquias da região de um aeroporto comercial nesta zona do país, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas admitiu apenas a abertura da base de Monte Real à aviação civil.
Pedro Marques assumiu que essa não é uma solução fácil, até porque é da Força Aérea, mas afirmou que pretende "discutir e avaliar perspetivas de procura".