Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Marcelo exige saber porque foi paga a indemnização a Alexandra Reis e os motivos da saída da TAP

O Presidente da República frisou que quer ver esclarecido o motivo que levou à saída de Alexandra Reis da TAP e quer saber porque foi paga pela transportadora uma indemnização à atual secretária de Estado do Tesouro, que ocupou funções como vogal no conselho de administração da empresa. Marcelo Rebelo de Sousa frisa ainda que as explicações afetam todo o Governo e que "enfraquecem ou fortalecem" a posição de Alexandra Reis no Executivo,

Rui Ochoa/Presidência da República
26 de Dezembro de 2022 às 18:53
  • ...

O Presidente da República frisou que o caso de Alexandra Reis afeta todo o Governo e exige ver esclarecido o motivo que levou à saída de Alexandra Reis da TAP e porque foi paga pela transportadora uma indemnização à atual secretária de Estado do Tesouro, que ocupou funções como vogal no conselho de administração da empresa.

Caso a saída da governante tenha acontecido por vontade da própria, "não haveria aquela indemnização", alerta Marcelo rebelo de Sousa.      


"Vale a pena verificar duas coisas: primeiro, porque é que terminou aquela colaboração; correu mal, incompatibilidades? e, em segundo lugar, quais foram os critérios seguidos para dar lugar àquela indemnização com aquele valor", frisou Marcelo Rebelo de Sousa em Gouveia, em declarações aos jornalistas.


O chefe de Estado – que já falou três vezes sobre o assunto nos últimos dias - disse ter dúvidas sobre os motivos que levaram ao pagamento de uma indemnização a Alexandra Reis.    


"A sensação que tinha era de que, para haver uma indemnização, tinha havido uma rescisão, tinha sido a empresa a terminar o contrato e que, por acordo, tinha pago menos na indemnização", disse Marcelo Rebelo de Sousa. Mas, o presidente da República acrescenta que "surgem dúvidas sobre se o acordo" "resulta de uma vontade da própria de fazer cessar o contrato e receber em contrapartida um quantitativo da empresa".


"Fica-se com esta dúvida. Não há dúvida num ponto: houve um acordo. Porque se fosse uma rescisão, não receberia aquela quantia, receberia outra. Não sendo uma rescisão, sendo uma decisão da própria de sair, não haveria aquela indemnização obrigatoriamente", sublinha o chefe de Estado.


Sobre a iniciativa dos ministros das Finanças e das Infraestruturas e Habitação, que exigiram esclarecimentos à TAP sobre o acordo firmado, Marcelo Rebelo de Sousa diz que "é porque entendem que é fundamental para esclarecer os portugueses e quem a nomeou como governante há cerca de um mês".


O chefe de Estado sublinha ainda que as explicações sobre este caso "enfraquecem ou fortalecem" a posição de Alexandra Reis e que são "importantes para todo o Governo". Porque "aquilo que acontece a um membro de um Governo, acaba por, de uma ou de outra forma, ter que ver com todo o Governo. Não é um caso estritamente individual".

Ver comentários
Saber mais TAP Alexandra Reis Marcelo Rebelo de Sousa indemnização
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio