Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Leão diz que Neeleman queria 200 milhões para sair da TAP e Estado reduziu para 55 milhões

O antigo ministro das Finanças assegurou que David Neeleman pretendia receber cerca de 200 milhões de euros para sair da TAP. Acionista privado foi baixando valor até chegar aos 55 milhões, patamar que o Governo aceitou.

Manuel de Almeida / Lusa
06 de Junho de 2023 às 18:53
  • 9
  • ...
João Leão garante que os 55 milhões de euros pagos a David Neeleman resultam de uma "negociação duríssima" por parte do Governo.

Na comissão parlamentar de inquérito à TAP, o antigo ministro das Finanças assegurou que o empresário, que recebeu 55 milhões de euros em 2020 para sair do capital da transportadora, pretendia um montante muito superior.

"O acionista privado começou com valores mais na ordem dos 200 milhões de euros", revelou. "Eram exigências muito superiores", e o Governo "fez uma negociação muito exigente para que o valor ficasse num nível razoável". Mais tarde na audição, e após a insistência de todos os grupos parlamentares para que Leão explicasse a forma como se chegou aos 55 milhões de euros, o antigo responsável ministerial explicou que o executivo "não falou em 55 milhões de euros, nunca adiantámos um valor", explicou. A dado momento da negociação, a equipa de Neeleman disse que aquele era "o valor mais baixo que aceitava", proposta que o Governo aceitou por considerar que se tratava "de um valor já razoável".

Em processos dessa natureza "existem referenciais máximos e mínimos", sublinhou. "Há uma negociação em que as partes se vão aproximando, e o Estado conseguiu pagar apenas uma fração do que era exigido pelo acionista privado, ficou um valor muito inferior", realçou.

O ex-ministro sublinhu ainda que o empresário "abdicou daquilo a que entendesse ter direito, nomeadamente as prestações acessórias de 220 milhões de euros".

O Governo considerou também que existiam, além disso, riscos reputacionais para o Estado, e um terceiro risco, relacionado com a negociação do plano de reestruturação 
que estava em curso em Bruxelas.
Ver comentários
Saber mais David Neeleman TAP João Leão
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio