Notícia
Governo quer avançar com aeroportos no Montijo e em Alcochete
O Governo vai mesmo avançar com um aeroporto no Montijo e outro em Alcochete, com o objetivo de substituir o da Portela.
Esta opção, num futuro distante de mais de uma década, implicará o encerramento do aeroporto da Portela. Questionada, fonte do Ministério das Infraestruturas, avança que o desenvolvimento desta alternativa foi avaliado e conta com o apoio da ANA, entidade gestora dos aeroportos nacionais.
O calendário agora reformulado prevê que o aeroporto do Montijo esteja concluído daqui a quatro anos, um para a ANA alterar a declaração de impacto ambiental e voltar a submete-la à APA (Agência Portuguesa do Ambiente) e os restantes três para construção.
Durante um período nunca inferior a 10 anos, os aeroportos da Portela e do Montijo funcionarão em paralelo. Em paralelo, o Estado vai renegociar com os franceses da Vinci o contrato de concessão dos aeroportos, definindo "fatores de capcidade e/ou temporais", por exemplo movimentações diárias, a partir dos quais a ANA será obrigada a avançar com a construção de Alcochete. Esta "solução estrutural, de acordo com a mesma fonte do Ministério das Infraestruturas, demorará "13 anos a estar pronta".