Notícia
Estado reconduz Frasquilho como chairman da TAP
O Governo vai propor na assembleia geral de 31 de Janeiro a recondução dos seis administradores que tem direito a indicar para a TAP.
O Estado, através da Parpública, vai propor na assembleia geral da TAP marcada para 31 de Janeiro a recondução dos seis membros do conselho de administração que tinha indiciado em 2017 para a companhia aérea.
Em comunicado, o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, adianta que além de Miguel Frasquilho como chairman da TAP, irá propor a recondução de Diogo Lacerda Machado, Esmeralda Dourado, Bernardo Trindade, Ana Macedo Silva e António Gomes de Menezes.
O gabinete de Pedro Marques salienta ainda que na mesma assembleia Geral, será eleita uma nova comissão executiva, a qual, de acordo com o Acordo Parassocial da empresa, será designada pelos accionistas privados após consulta ao Estado.
Esta quinta-feira foi anunciado que Antonoaldo Neves irá suceder a Fernando Pinto como CEO da TAP. O gestor integra actualmente a comissão executiva, da qual faz ainda parte David Pedrosa. Segundo o acordo com a Atlantic Gateway, o Estado indica seis dos 12 administradores da companhia aérea, um dos quais o chairman.
Relativamente à saída de Fernando Pinto a presidência executiva da TAP, o Governo "manifesta o seu inequívoco reconhecimento pelo papel que desempenhou no equilíbrio e desenvolvimento da TAP na última década e meia".