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Constrangimentos no aeroporto de Lisboa causam "sérios danos" na pontualidade da TAP

Fonte oficial da transportadora admitiu que as dificuldades verificadas no aeroporto de Lisboa tem contribuído para provocar "sérios danos" na pontualidade dos voos da TAP.

Airbus
05 de Julho de 2018 às 13:54
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A transportadora aérea TAP afirmou hoje estar a sofrer "sérios danos" na sua pontualidade devido aos "graves constrangimentos e limitações" do aeroporto de Lisboa e do controlo do tráfego aéreo, que se têm agravado.

Como principal companhia aérea a operar no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, a TAP é, assim, a "mais afectada pelos graves constrangimentos desta infraestrutura aeroportuária", disse fonte oficial da transportadora à agência Lusa.

"Esses constrangimentos e limitações do aeroporto de Lisboa, a que se juntam também os de controlo do tráfego aéreo, têm vindo a agravar-se e têm causado sérios danos à pontualidade da TAP, provocando atrasos significativos em toda a operação da companhia", segundo a transportadora, que considerou esta "situação muito preocupante e danosa para os seus planos de expansão".

Assim, segundo a mesma fonte, as queixas dos passageiros reflectem essas "perturbações, às quais se juntam também desafios operacionais" que a empresa espera resolver brevemente com a chegada de novos aviões e com "o recrutamento, em curso, de mais tripulantes".

Na quarta-feira, em comissão parlamentar, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, tinha afirmado que a TAP está a "sofrer dores de crescimento" e está a responder a ineficiências operacionais, nomeadamente através da alteração do "processo de instrução" dos pilotos.

Questionado sobre cancelamentos e atrasos da companhia área nacional, o governante respondeu que a "TAP está a sofrer dores de crescimento", porque "cresceu brutalmente".

O ministro informou ainda que a transportadora criou uma estrutura interna para gerir os cancelamentos e que a Comissão Executiva da empresa já transmitiu ao Governo que "espera estabilizar significativamente a operação".

Pedro Marques citou ainda dados do Eurocontrol segundo os quais metade dos atrasos se devem à posição geográfica periférica de Portugal e lembrou os registos de mau tempo, greves e questões laborais em várias companhias.

Além das queixas na página da TAP na rede social Facebook sobre atrasos e cancelamentos, uma passageira pormenorizou à Lusa que passageiros de Barcelona (Espanha) estão a "fazer escalas entre Bélgica e outros países da Europa, entre uma a duas, com o risco de ficarem presos numa das escalas por voos uma vez mais cancelados".

Sobre este assunto, a TAP informou que, em alguns casos, recorre a voos de parceiros através de outros aeroportos europeus para fazer face ao tráfego da época de férias e aos constrangimentos do aeroporto e controlo de tráfego aéreo em Lisboa.

Há cerca de uma semana, a Lusa contou mais de 50 cancelamentos nos aeroportos de Lisboa e do Porto, depois de o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava), Fernando Henriques, ter informado que no fim de semana de 23 e 24 de Junho a TAP tinha tido "mais de 70 cancelamentos".

Nessa altura, a companhia lamentou os cancelamentos registados na noite de 25 de Junho na Madeira e no Porto, enumerando "contingências imponderáveis", como mau tempo, obras e greve.

"A TAP lamenta os cancelamentos em causa, provocados por uma série de contingências imponderáveis, como foram o caso de um período de mau tempo no Porto, aliado a obras no aeroporto Sá Carneiro, que obrigaram ao encerramento do aeroporto durante a noite", a que se juntaram "perturbações provocadas no tráfego aéreo pela greve em Marselha", segundo disse, na altura, fonte oficial da empresa à Lusa.

Actualmente, o Estado detém 50% do capital, a Atlantic Gateway 45% e os trabalhadores os restantes 5% do capital

A Lusa já solicitou comentários à ANA-Aeroportos de Portugal, concessionária do aeroporto de Lisboa e à NAV, responsável pela gestão do tráfego aéreo.
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