Notícia
Bruxelas “aperta” controlo sobre apostas na Internet
Os operadores de apostas na Internet vão ter de disponibilizar mais informação ao consumidor e ter um sistema de registo mais detalhado.
A publicidade realizada pelas casas de apostas na Internet "terá que ser mais responsável e transparente", refere a Comissão Europeia, em comunicado. E os sites de apostas deverão ter um sistema de registo mais detalhado e os jogadores deverão ter "a possibilidade de fixar um limite no seu volume de apostas".
A Comissão Europeia quer endurecer o controlo do negócio das apostas online. E exige que as autoridades de cada país actuem no sentido de assegurar que este tipo de apostas não seja praticada por menores.
Segundo os dados de Bruxelas cerca de 6% dos jovens entre os 14 e os 17 anos fazem apostas online. Contudo, a Comissão Europeia estima que essa percentagem aumente, uma vez que o consumo de Internet neste público em particular também tem sido crescente.
Um dia depois do fim do Mundial de Futebol, um dos eventos com maior volume apostas na Internet, a Comissão Europeia vem a público defender que quer que os operadores, como os meios de comunicação social tenham atenção à forma de publicitar as apostas na Internet.
"Devemos proteger todos os cidadãos, em particular as crianças, dos riscos ligados às apostas, afirmou, em comunicado o comissário europeu de Mercado Interior, Michael Barnier.
Em 2008, a facturação gerada pelas apostas online atingia os 6.000 milhões de euros. Este valor, segundo Bruxelas, aumentou 60% em quatro anos, chegando aos 10.500 milhões em 2012, período em que existiam 6,8 milhões de apostadores. A expectativa é que, em 2015, a facturação alcance os 13.000 milhões de euros.
Este comunicado de Bruxelas chegam em forma de recomendação e deverá ser ajustada à legislação dos diferentes Estado membro que deverá cumpri-la num espaço de 18 meses e deverá informar a Comissão Europeia dos seus avanços.
Recorde-se que Portugal está prestes a aprovar legislação neste âmbito. O Governo, com o novo regulamento do jogo online, irá permitir que quer as concessionárias do jogo na Internet, como as concessionárias do jogo "offline" possam fazer publicidade.