Notícia
Vodafone sobe mais de 6% após proposta da Iliad para combinar operações em Itália
A proposta avalia a Vodafone Itália em 10,45 mil milhões de euros e prevê a criação de uma nova entidade, a NewCo, da qual cada operadora deteria 50%.
As ações da Vodafone estão a valorizar mais de 6% na sequência da proposta da Iliad para combinar o negócio das duas operadoras em Itália.
A proposta avalia a Vodafone Itália em 10,45 mil milhões de euros e prevê a criação de uma nova entidade, a NewCo, da qual cada empresa deteria 50%.
A oferta contempla ainda a hipótese de a Iliad comprar anualmente 10% das ações da NewCo "a um valor unitário igual ao preço da cotação de fecho". "Caso a Iliad opte por executar esta opção na totalidade, isto resultaria em 1,95 mil milhões adicionais para a Vodafone", explica.
A proposta para uma fusão, diz a Iliad, vai de encontro à intenção pública da Vodafone de "transformar e simplificar o grupo".
A operadora italiana estima que a fusão dos dois negócios em Itália geraria 5,8 mil milhões de euros em receitas.
"Acreditamos que o perfil e experiência da Iliad e da Vodafone em Itália permitiria construir um operador forte com a capacidade e robustez financeira de investir a longo prazo", acrescenta Thomas Reynaud, CEO do grupo Iliad, na mesma nota.
A notícia parece ter agradado aos investidores, com as ações do grupo Vodafone, que é liderado por Margherita Della Valle, a subir 6,07% para 68,46 cêntimos de libra.