Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PT diz que participação na Unitel esteve sempre na mesma empresa

A PT responde à Unitel, garantindo que não mudou a sociedade que detém a participação na operadora angolana. Apenas mudou, em 2002, a sua designação, que consta, desde então, nos documentos oficiais da Unitel.

Sara Matos/Negócios
27 de Março de 2014 às 15:57
  • ...

A Portugal Telecom respondeu, esta quinta-feira, 27 de Março, ao comunicado da Unitel, garantindo que a participação na operadora angolana "é e sempre foi detida pela mesma sociedade portuguesa". 

 

A sociedade portuguesa que detém a participação na Unitel, de acordo com comunicado da PT, é a PT Internacional cuja denominação foi alterada, em 2002, para PT Ventures. Mas é a mesma companhia, garante a PT, acrescentando que a designação PT Ventures consta "da generalidade dos documentos societários emitidos pela Unitel, incluindo dos títulos representativos das acções, actas da assembleia geral e relatórios e contas anuais".

 

A Unitel, num comunicado emitido esta semana, acusava a PT de ter passado a participação na operadora angolana para a PT Ventures, detida pela Africatel, o que não estaria de acordo com as autorizações dadas como investidor estrangeiro em Angola. 

 

Agora, a PT vem dizer que a sociedade nunca mudou, o que mudou foi a sua designação.

 

Por outro lado, acrescenta a PT, a operadora portuguesa "recebeu até Novembro de 2012 dividendos distribuídos pela Unitel em nome da accionista PT Ventures já sob a nova denominação". 

 

Apesar destes esclarecimentos, a PT diz que irá "proceder às actualizações que ainda assim se revelem necessárias junto das autoridades em Angola, por forma a ultrapassar as dificuldades ora enunciadas no comunicado da Unitel relativamente ao pagamento dos dividendos que lhe cabem".

 

A Unitel dizia que a Africatel, que detém a PT ventures, não estava registado como investidor estrangeiro em Angola. 

 

No mesmo comunicado a Unitel avançava que dado este incumprimento da PT se sentia no direito de exercer a compra da posição de 25% que a operadora portuguesa detém na Unitel, devido à fusão que está a ser concretizada com a Oi. Quanto a este ponto, a PT remete-o para os accionistas da Unitel, "devendo ser discutida nesse âmbito". O comunicado da Unitel era emitido em nome do conselho de administração.

Ver comentários
Saber mais telecomunicações unitel PT
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio