Notícia
Oficial: Michel Combes na Altice
A Altice confirmou a nomeação de Michel Combes para chief operating officer do grupo e chairman da Numericable-SFR. Patrick Drahi, fundador do grupo que comprou a PT Portugal, sublinha que “o grupo vai continuar a atrair talentos para ajudar a gerir a rápida expansão na Europa e América”.
Michel Combes irá acumular os cargos de chief operating officer da Altice e chairman da Numericable-SFR, operadora do universo do grupo francês. As informações foram confirmadas, em comunicado, pelo grupo fundado por Patrick Drahi.
O gestor sairá assim da Alcatel-Lucent, onde ocupava o cargo de CEO desde 2013. Uma saída que gerou alguma polémica devido à compensação de 13 milhões de euros que o Combes irá receber. Um prémio justificado com objectivos de desempenho e devido a uma cláusula de não-concorrência e criticado pelo ministro das finanças francês.
Michel Sapin defende que os pagamentos aos executivos devem reger-se pelo "bom senso e pela moderação" e que a compensação de Combes "não reflectia isso", acrescentou o governante francês.
Patrick Drahi, chairman da Alitce, confessa estar "muito satisfeito de Michel, que conheço há mais de 20 anos, tenha decido juntar-se a nós para ajudar a estruturar as operações do Grupo e harmonizar nossas melhores práticas em todas as nossas subsidiárias e países. Ele vai trazer uma experiência sólida, tanto em operações fixas e móveis, e é um gestor talentoso e apreciado".
No mesmo documento, o fundador da Altice, que recentemente comprou a dona do Meo, acrescentou ainda que "o grupo vai continuar a atrair talentos para ajudar a gerir a nossa rápida expansão na Europa e Américas, mantendo a nossa mentalidade empreendedora única".
O presidente executivo daAltice,DexterGoei, acredita que a "profunda experiência no sector de telecomunicações internacional" deMichelCombes, "ajudará a reforçar significativamente a nossa capacidade de operar com sucesso e integrar todos as nossas subsidiárias para continuar a crescer em novos territórios".
Já Michel Combes, de 53 anos, revela que está "muito orgulhoso e feliz" por se juntar à Altice "e ao seu grande espírito de empreendedorismo liderado por Patrick Drahi".
"A estratégia de longo prazo daAltice e ambições globais são o desafio certo para mim nesta época dinâmica de consolidação, convergência e ruptura tecnológica", sublinhou. O gestor tem mais de 25 anos de experiência no sector, tendo passado também pelaVodafone e pelaFranceTelecom. Além disso, é conhecido pelos agressivos planos de corte de custos. Enquanto esteve a liderar aVodafone, cerca de quatro anos, reduziu os custos em 2 mil milhões de libras, segundo o jornal britânico.
E mal entrou na Alcatel, em 2013, anunciou que iria implementar um plano de custos fixos na ordem de mil milhões de euros, bem como vender activos no valor de mil milhões de euros e cortar 10 mil postos de trabalho.