Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Combes deverá ser a nova contratação da Altice

O actual presidente da Alcatel-Lucent, Michel Combes, deverá integrar os quadros da Altice a partir de Setembro. Combes, conhecido pelos agressivos planos de corte de custos, deverá assumir a função de chief operating officer do grupo fundado por Patrick Drahi. Segundo a imprensa francesa também deverá assumir o lugar de chairman da Numericable-SFR.

Bloomberg
28 de Agosto de 2015 às 16:01
  • ...

Michel Combes (na foto), actual presidente da Alcatel-Lucent, deverá ser a nova contratação da Altice, grupo francês que recentemente comprou a PT Portugal.

 

Segundo o Financial Times, o gestor irá assumir a função de "chief operating officer", ou seja, responsável máximo das operações do grupo fundado por Patrick Drahi.

 

Já de acordo com a imprensa francesa, Combes deverá acumular este cargo com a função de "chairman" da Numericable-SFR, a segunda maior operadora francesa que também integra o portefólio da Altice.

 

O responsável deverá abandonar a liderança da Alcatel-Lucent, que recentemente foi adquirida pela Nokia, a partir de 1 de Setembro. A Altice e a Alcatel não comentaram as informações, segundo o Financial Times.

 

Michel Combes, também ex-CEO da Vodafone, é conhecido pelos planos de cortes de custos agressivos encaixando-se assim no perfil do grupo francês que só nos últimos 18 meses gastou 36 mil milhões de euros em aquisições entre as quais a PT Portugal e a norte-americana Suddenlink.

 

A estratégia da Altice, depois de fazer as compras, passa por aumentar os lucros rapidamente através de mudanças de gestão e de escala para reduzir custos e melhorar a eficiência das empresas.

 

Dexter Goei, CEO do grupo, confessou recentemente ao Financial Times que "há certos contratos com fornecedores que conseguimos pagar menos 45% por unidade do que pagamos em França... O nosso trabalho é harmonizar esses preços tão rapidamente quanto possível".

 

Uma missão que parece enquadrar-se no perfil de Michel Combes tendo em conta a sua reputação e os números registados na Vodafone e na Alcatel. Enquanto esteve a liderar a Vodafone, cerca de quatro anos, reduziu os custos em 2 mil milhões de libras, segundo o jornal britânico.

 

E mal entrou na Alcatel, em 2013, anunciou que iria implementar um plano de custos fixos na ordem de mil milhões de euros, bem como vender activos no valor de mil milhões de euros e cortar 10 mil postos de trabalho.

 

Na altura, Combes descreveu esta estratégia como "a última oportunidade" para a Alcatel-Lucent.

 

Devido à sua vasta experiência no sector, Michel Combes, de 53 anos e amigo de Patrick Drahi há 20 anos, tendo frequentado a mesma faculdade (École Polytechnique), tem ainda um conhecimento alargado sobre as várias vertentes da indústria, incluindo a parte relacionada com os fornecedores, os quais "a Altice parece ter intenções de espremer mais consoante vai crescendo", escreve o Financial Times.

Ver comentários
Saber mais Michel Combes PT Portugal Patrick Drahi Nokia Alcatel Vodafone Dexter Goei Altice
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio