Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Nos mantém liderança no serviço de televisão paga

A Vodafone foi quem mais clientes captou no final de 2014 no segmento de televisão paga. A Nos manteve a liderança, apesar de continuar a perder quota, enquanto a Meo registou uma ligeira melhoria.

Miguel Baltazar/Negócios
05 de Março de 2015 às 15:13
  • 3
  • ...

Nos três últimos meses do ano a Nos manteve a liderança no serviço de televisão paga com uma quota de 44%, seguida de perto pela Meo  (da PT Portugal) com 42,1% , segundo os dados divulgados esta quinta-feira, 5 de Março, pelo regulador do sector (Anacom).

 

Apesar de ter a maior fatia de clientes, a Nos continua a perder clientes. No terceiro trimestre a operadora que nasceu da fusão entre a Zon e a Optimus tinha uma quota de 44,5%. Já a  Meo no trimestre anterior tinha uma quota de 42,1%.

 

Ao contrário da operadora liderada por Miguel Almeida (na foto), a Vodafone continua a somar clientes de trimestre para trimestre. No final de 2014 tinha uma quota de 7,5%. O que representa um aumento face aos 6,7% registados no trimestre anterior.

 

A Cabovisão, detida pela Altice, fechou o ano com 6,2% do total de clientes, que compara com os 6,5% registados no trimestre anterior.

 

De acordo com os dados divulgados pela Anacom, no período em análise havia cerca de 3,35 milhões de assinantes do serviço de televisão por subscrição, mais 56 mil (+1,7%) que no trimestre anterior e mais 179 mil (+5,7%) do que no mesmo período do ano anterior.

 

"O crescimento do serviço deveu-se sobretudo às ofertas suportadas em fibra óptica, cujo número de subscritores aumentou 6,7% em relação ao trimestre anterior", segundo o regulador.

 

No final do quarto trimestre o serviço de distribuição de televisão por cabo representava 40,8% do total de assinantes, enquanto o xDSL representava 22,6%.

 

A fibra óptica representava 18,7% do total de assinantes, sendo a tecnologia que mais tem vindo a crescer: tornou-se a terceira maior rede de suporte do serviço de televisão paga, ultrapassando o DTH (17,9%).

 

Já a subscrição do serviço em pacotes aumentou 3,5%. Segundo as estimativas da Anacom 8 em cada 10 assinantes de TV por subscrição dispunham deste serviço integrado em pacote no final do ano passado.

 

As receitas dos operadores em Portugal aumentaram 9,8% para 1,3 mil milhões de euros em 2014, sendo os pacotes triple/quadruple/quintuple play  as principais fontes do crescimento.

Ver comentários
Saber mais PT Portugal Anacom Miguel Almeida Vodafone Cabovisão Nos Anacom
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio