Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Nos espera ter oferta comercial de 5G "até ao final do ano”

Manuel Ramalho Eanes, administrador executivo da Nos, afirma que a operadora espera ter ofertas comerciais de 5G apresentadas “no dia seguinte à atribuição da frequência”.

Inês Gomes Lourenço
10 de Novembro de 2021 às 14:11
  • ...

Encerrado o capítulo do leilão para as faixas da quinta geração de redes móveis (5G), a Nos espera ter a oferta comercial "até ao final do ano". Pelo menos é este o cenário que antecipa Manuel Ramalho Eanes, administrador executivo da Nos, em declarações feitas à margem da apresentação da primeira fábrica 5G do país, nas instalações da Sumol+Compal em Almeirim.


"Diria que no dia seguinte à atribuição da frequência", indica o responsável da Nos, quando questionado sobre quando a oferta comercial de 5G chegará aos consumidores. E, segundo este administrador executivo, assim que a oferta comercial esteja disponível, a ambição passa por ter 5G "em todas as capitais de distrito".


Mas há obrigações a cumprir associadas a este leilão do 5G, de onde a Nos saiu vencedora, tendo feito o maior investimento entre os três principais operadores. A empresa liderada por Miguel Almeida ficou com 15 dos 58 lotes que foram a licitação, num investimento total de 165 milhões de euros.


As obrigações do leilão determinam que os adquirentes que sejam titulares de direitos de utilização em faixas destinadas a comunicações eletrónicas ficam obrigados a uma cobertura de 95% da população total do país e a uma cobertura de 90% da população de cada uma das freguesias consideradas de baixa densidade, de cada uma das freguesias das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores e de cada uma das freguesias que integram municípios com freguesias de baixa densidade.


Sobre este tema, com um prazo a cumprir que está a apenas quatro anos de distância, Manuel Ramalho Eanes reforça que a "Nos não esperou pelo fim do leilão" para iniciar os trabalhos nesse âmbito.


Mais uma vez, nas declarações à imprensa, o administrador da Nos mencionou que a operadora "tem como objetivo liderar no 5G em Portugal", frisando que a capacidade de espectro garantida no leilão auxilia na caminhada para esse objetivo.

Ver comentários
Saber mais Nos 5G telecomunicações
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio