Notícia
Migração da TDT só é retomada afinal a 12 de agosto
Afinal vai ter de deslizar mais uma vez a retoma da migração da Televisão Digital Terrestre, processo necessário para avançar o 5G em Portugal.
A migração do processo da rede de televisão digital terrestre (TDT) vai ser retomado apenas a 12 de agosto, e não a 3 de agosto como ficou previsto em julho.
Segundo uma informação da Anacom, "no passado dia 10 de julho, a Meo informou a Anacom da necessidade de alterar o calendário do processo de migração da rede de televisão digital terrestre (TDT) devido à indisponibilidade de um dos seus fornecedores para prestar no terreno os serviços de ressintonia dos emissores, em virtude da situação da pandemia de covid-19 em Portugal", pelo que "o processo de migração da rede de TDT, que tem estado suspenso devido à crise pandémica, só será retomado no dia 12 de agosto e não no dia 3 de agosto como a Meo tinha proposto anteriormente".
Os trabalhos ficarão concluídos a 18 de dezembro de 2020, "uma semana depois da data constante da calendarização aprovada anteriormente".
A 13 de março, com o Estado de Emergência, o processo de migração foi suspenso. Na altura estavam já ressintonizados 63 emissores, de um total de 243.
No dia de migração, os utilizadores têm de fazer a sintonia da televisão ou descodificador de TDT para continuar a ver televisão. A Anacom diz ser "um processo simples", mas em caso de dificuldade foi lançada uma linha telefónica gratuita (800 102 002).