Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo diz que já há condições para retomar o 5G

O secretário de Estado das Comunicações está ciente que os operadores estão hoje menos entusiasmados, mas considera que há condições agora para retomar o processo.

David Cabral Santos
29 de Abril de 2020 às 12:51
  • ...

O secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Souto de Miranda, disse esta quarta-feira no Parlamento que depois da suspensão do processo do leilão de frequências para o 5G decidida pela Anacom em março, a pedido dos operadores, já "haverá condições para retomar o processo".

"O 5G foi suspenso a pedido dos operadores com o acordo da Anacom. Associada estava a migração da TDT (televisão digital terrestre) para novas frequências. Como a Telescola se baseia na TDT pareceu pouco prudente", disse, acrescentando que "agora haverá condições para prosseguir essa migração para que o processo se conclua e também para retomar o processo do 5G". "Os operadores estão agora menos entusiasmados, com capacidades financeiras mais limitadas", acrescentou.

O secretário de Estado destacou ainda a aceleração do fenómeno de digitalização em Portugal nos últimos tempos devido à pandemia, considerando que com o teletrabalho e a telescola "as redes foram resilientes, não há notícia de rutura ou falha na conectividade de redes". Isto "não obstante o muito significativo aumento do tráfego, na casa dos 60%, 70% e 90% nalguns casos".

Em seu entender, a partir daqui "temos de pensar nas regras do trabalho à distância, que veio para ficar". É que, apontou, há um conjunto de problemas que p teletrabalho traz, em que "o respeito pelo horário de trabalho não existe e há trabalhadores em call permanente".

Ver comentários
Saber mais 5G TDT Alberto Souto de Miranda
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio