Notícia
Luís Pereira Coutinho vai liderar Banco Postal dos CTT
Luís Pereira Coutinho foi o nome escolhido pelos CTT para presidente-executivo do Banco Postal, tendo assumido o cargo esta terça-feira. O projecto dos CTT arranca até ao final do ano.
Luís Pereira Coutinho (na foto) vai ser o presidente-executivo do Banco Postal, projecto dos CTT que arrancará até ao final deste ano. O gestor, que anteriormente foi administrador do Millennium BCP já assumiu as novas funções esta terça-feira, 16 de Junho, segundo um comunicado enviado às redacções pelos CTT.
Luís Pereira Coutinho nos últimos anos foi "administrador Executivo do Millennium BCP, sendo responsável pelas operações do grupo em diversos países, tendo sido vfgal do Supervisory Board do Bank Millennium (Polónia) e presidente do Conselho de Administração do Banca Millennium (Roménia), do Banque Privée BCP (Suisse), do Millennium Bank, S.A. (Grécia) e do BCP Holdings (USA)", detalha o grupo liderado por Francisco Lacerda no mesmo documento.
O gestor foi também presidente do Conselho de Administração do Banco ActivoBank e da BCP Capital – Sociedade de Capital de Risco, administrador da Millennium bcp Ageas Grupo Segurador e de outras seguradoras desse grupo, bem como administrador da Fundação Millenniumbcp.
Além disso, "entre 2003 e 2009 foi Vice-Presidente do Conselho de Administração Executivo do Bank Millennium (Polónia), detalha o mesmo documento.
Os CTT adiantam ainda que "Luís Pereira Coutinho irá liderar a equipa que já está trabalhar nas várias frentes de constituição do Banco Postal, tendo por missão procurar lançar o banco até ao final do corrente ano", conforme já foi publicamente referido pelo Presidente e CEO dos CTT, Francisco de Lacerda.
Os CTT já registaram 11 nomes para o projecto Banco Postal, que foi aprovado pelo Banco de Portugal no ano passado e tem licença válida até 27 de Novembro de 2015.
CTT Bank, Banco do Correios ou Banco CTT são alguns dos nomes registados para o projecto que pretende reforçar a aposta do grupo na área financeira, que já pesa 10% dos rendimentos.
A marca Banco Postal também já está na posse dos Correios. A CGD, antiga parceira do projecto do banco do Estado, cedeu a insígnia aos CTT.
A patente do título Banco Postal era da CGD desde 2003 e teria validade até Agosto deste ano. Porém, o banco do Estado cedeu a titularidade aos CTT sem nenhuma contrapartida, como o Negócios tinha avançado.