Notícia
Etisalat compra posição da Vivendi na Maroc Telecom por 5,7 mil milhões de dólares
Negócio no valor de 5,7 mil milhões de dólares deverá estar fechado no início de 2014.
A Emirates Telecommunications Corp. (Etisalat), a empresa mais valiosa dos Emirados Árabes Unidos, acordou a compra da participação maioritária da Vivendi SA na Maroc Telecom SA por 5,7 mil milhões de dólares (4,2 mil milhões de euros) naquela que é a maior aquisição no sector das telecomunicações do Médio Oriente.
O preço de compra da participação de 53% na Maroc Telecom, de 100 dirhams (cerca de 8,9 euros) por acção inclui um dividendo de 7,4 dirhams por acção à Vivendi, de acordo com um comunicado da Etisalat, citado pela Bloomberg. De acordo com a mesma fonte, a Vivendi espera que o negócio esteja fechado no início de 2014.
A aquisição vai entregar à Etisalat o controlo sobre a maior operadora de telecomunicações móveis de Marrocos, um novo mercado a juntar às operações no continente africano, que incluem o Egipto e a Nigéria. Já para a Vivendi, a venda de activos de telecomunicações é uma parte fundamental do plano da empresa para se transformar numa nova entidade focada na música, televisão, cinema europeu e internet no Brasil.
A Etisalat opera em 15 países do Médio Oriente, África e Ásia, de acordo com o seu site. Em África, onde tem unidades no Sudão, Nigéria e Níger, a sua base de clientes cresceu 6% para os 12 milhões durante os primeiros nove meses do ano.
2013 é o ano de fusões e aquisições nas telecomunicações
Segundo dados da Bloomberg, a actividade de fusões & aquisições (M&A) no mercado das tecnologias e telecomunicações foi a mais elevada dos últimos 13 anos durante o terceiro trimestre de 2013.
De acordo com os dados mais recentes, o valor das operações de M&A alcançou os 240 mil milhões de dólares (182 mil milhões de euros) no trimestre que termina no fim de Setembro, um montante que foi impulsionado pela transacção entre a Verizon e a Vodafone.
O valor das fusões e aquisições no trimestre foi impulsionado pelo fim da parceria entre a Verizon e a Vodafone no mercado móvel norte-americano, numa operação de 130 mil milhões de dólares. Uma operação comparada à compra da Time Warner pela AOL, avaliada em 186 mil milhões de dólares, em Janeiro de 2000.
Nos últimos meses ocorreram outros negócios dignos de nota. No final de Agosto, a Microsoft anunciou a aquisição da unidade de telemóveis da Nokia por 7,2 mil milhões de dólares, e mais recentemente, a notícia de que a principal operadora de telecomunicações dos Estados Unidos, a AT&T, está a preparar-se para acomodar uma potencial aquisição da Vodafone.
Em Portugal, o mercado das telecomunicações também mudou com a fusão entre a Optimus e a Zon, oficializada no final de Agosto, e com o anúncio de fusão entre a PT e a Oi.