Notícia
DSTelecom ganha prémio europeu da associação de fibra óptica
A DSTelecom venceu o prémio da FTTH Council Europe pelos desenvolvimentos da rede de fibra óptica. O prémio foi entregue em Varsóvia.
A associação internacionais das principais empresas com redes de nova geração, a FTTH Council Europe, voltou a distinguir uma empresa portuguesa. Na edição de 2015, esta associação reconheceu o trabalho da DSTelecom no contributo dado ao desenvolvimento de redes de fibra óptica.
A DSTelecom, empresa do grupo DST, construiu e opera nove mil quilómetros de fibra óptica em zonas rurais do Norte, Alentejo e Algarve.
Em 2014, foi a Vodafone a vencer e já anteriormente tinha recebido o prémio a PT.
O prémio foi, segundo um comunicado da empresa, entregue pela presidente do FTTH Council Europe, Karin Ahl, em Varsóvia, onde se reuniram 1.500 conferencistas de 85 países e cerca de três mil visitantes. Foi este responsável que justificou a atribuição do prémio à DSTelecom, liderada por Xavier Rodriguez-Martin, dizendo ser "o reconhecimento pelo extraordinário esforço que a DSTelecom tem vindo a desenvolver no incremento da fibra óptica na Europa, com um investimento global na ordem dos 90 milhões de euros".
A DSTelecom acrescenta em comunicado que o plano para 2015 prevê para a construção da rede de fibra óptica em 40 parques industriais, a construção de um novo Pólo Técnico Central na sua sede de Braga e a expansão da rede em novas zonas do país.