Notícia
DSTelecom lança o primeiro “marketplace” de telecomunicações em Portugal
O braço de telecomunicações do único candidato à compra da Efacec investiu meio milhão de euros na criação daquela que garante ser a primeira loja online que irá integrar as ofertas de operadores de retalho nacionais.
A DSTelecom, operador grossista de telecomunicações que já garante uma infraestrutura de rede que cobre mais de 550 mil famílias em Portugal, esperando chegar a 130 concelhos no final deste ano, investiu meio milhão de euros naquela que afiança ser a primeira loja de telecomunicações que permitirá aos utilizadores aderir exclusivamente online aos serviços de fibra ótica comercializados por vários operadores nacionais.
Chama-se GetOn e, segundo a DSTelecom, vai começar por atuar em zonas de baixa densidade populacional, visando contribuir para a promoção serviços de telecomunicações suportados exclusivamente por fibra ótica.
"Este ‘marketplace’ vai promover e potenciar o acesso a serviços de banda larga e permitir que as populações das zonas de baixa densidade populacional tenham a mesma qualidade de serviço e diversidade de oferta que as populações residentes nas zonas urbanas, contribuindo assim para a redução das assimetrias regionais e para a igualdade social, evitando o êxodo rural e até suportando a atração de investimento e pessoas para estes territórios", realça Ricardo Salgado, CEO da Dstelecom.
O grupo bracarense afiança que a GetOn "está preparada para alargar o âmbito de atuação a todo o país ao poder integrar infraestruturas de outros operadores, bem como diferentes ofertas", adiantando que este "marketplace" de telecomunicações tem "despertado o interesse de operadores internacionais, havendo já contactos para estudar a possibilidade de alargar a plataforma a outras geografias".
Conta a DSTelecom que, "numa só plataforma passa agora a ser possível, sem qualquer custo para o utilizador, verificar a cobertura de rede de fibra na sua morada, consultar pacotes de vários operadores, aderir online ao serviço que mais lhe convier e, ainda, consultar o estado dos pedidos em tempo real".
"As vantagens são imensas, desde a sustentabilidade que uma loja online traz, com redução efetiva de custos e capacidade de chegar mais longe, à comodidade para o utilizador de poder numa única plataforma conseguir ter acesso a pacotes comerciais de vários operadores em simultâneo, sem sair de casa", enfatiza o CEO da DSTelecom.
Apesar de se tratar de uma plataforma online, a GetOn assegura que está preparada para dar resposta a pedidos de ajuda e esclarecimento de dúvidas ao longo de todo o processo de adesão.
"Estamos conscientes de que as zonas onde a GetOn vai, para já, atuar têm uma grande percentagem de população infoexcluída e, precisamente por isso, não queremos deixar de dar resposta às suas necessidades. Preparamos uma equipa de suporte ao cliente que, via telefone, dará o acompanhamento necessário a todos aqueles que precisarem", assevera Ricardo Salgado.
O projeto GetOn surgiu de uma necessidade identificada no mercado em pleno contexto de pandemia Covid-19, facilitando, assim, o processo de adesão a serviços de fibra.
O que é que levou a DSTelecom à criação deste projeto? "Verificamos que houve uma grande deslocação de pessoas para o interior do país e mesmo para locais mais remotos durante a pandemia, o que obrigou a uma maior procura por serviços de banda larga", explicou o mesmo gestor.
Enquanto operador grossista de telecomunicações, a DSTelecom enfatiza que é responsável pela "construção e gestão da primeira e maior rede de fibra ótica FTTH multioperador da Europa, disponível para todos os operadores de telecomunicações".