Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Cellnex compra empresa de torres da Altice em Portugal por 800 milhões

A Meo vendeu a participação de 25% que tinha na OMTEL por 200 milhões de euros à Cellnex. Os restantes 75% estavam nas mãos do consórcio formado pela Morgan Stanley e pela empresa de Pires de Lima e Sérgio Monteiro.

Portugal passa a ser o oitavo país da Europa onde a Cellnex exerce a sua atividade Cellnex
02 de Janeiro de 2020 às 17:24
  • 8
  • ...

A Cellnex chegou a acordo para a aquisição de 100% do operador português de torres de telecomunicações OMTEL  por um valor equivalente da empresa de 800 milhões de euros.  

Deste valor, 200 milhões de euros são relativos à venda de 25% da participação que a Meo tinha na empresa que resultou da venda das torres da antiga PT.

Os restantes 75% estavam desde setembro de 2018 nas nãos do consórcio do qual faz parte a Morgan Stanley Infrastructure Partners e a Horizon Equity Partnee. Esta última empresa foi constituída em 2017 e tem como administradores Sérgio Monteiro e António Pires de Lima. Sérgio Monteiro foi secretário de Estado das Obras Públicas e António Pires de Lima ministro da Economia no Governo de Passos Coelho. Ambos tinham a tutela das telecomunicações. Na altura, a empresa que agregou as torres de comunicações da Meo foi avaliada em 660 milhões de euros.

Em comunicado enviado às redações, a espanhola Cellnex refere que a OMTEL opera atualmente 3.000 infraestruturas em Portugal, o qual passa a ser o oitavo país da Europa onde exerce a sua atividade.

"A OMTEL gere um atrativo portefólio de infraestruturas que representam aproximadamente 25% das torres de telecomunicações do mercado português. Os contratos da OMTEL com os seus clientes têm uma duração média de 20 anos com períodos adicionais de 5 anos, sendo o principal a Portugal Telecom (Meo)", detalha a empresa.

A aquisição prevê ainda a instalação de 400 novas infraestruturas nos próximos quatro anos. E uma vez finalizada a integração da OMTEL e concluída a construção das novas infraestruturas, estima-se que o EBITDA adicional gerado para o Grupo seja de 90 milhões de euros, lê-se no mesmo comunicado.  

O Grupo espanhol sublinha ainda que "tendo em conta a evolução do mercado português e o desenvolvimento da rede 5G, os planos de crescimento da Cellnex estimam que o programa de construção de novas infraestruturas) poderá ser atualizado com a construção de 350 infraestruturas adicionais até 2027".

O investimento estimado para o plano de construção (contratado e previsto) é de 140 milhões de euros.

"Com a OMTEL integramos não só um dos principais operadores independentes de infraestruturas de telecomunicações em Portugal. Estamos também comprometidos com um crescimento consistente na Europa, integrando um oitavo mercado - o qual estende de modo natural a atual cobertura geográfica dos sete países em que jáá operamos, e neste caso em especial devido à proximidade e sinergias operacionais que poderão resultar com o Grupo em Espanha", referiu Tobias Martínez, CEO da Cellnex, quando anunciou o acordo, citado no mesmo comunicado.

A aquisição e os futuros investimentos serão financiados com a disponibilidade de caixa do grupo Cellnex e os fluxos de caixa gerados pela própria empresa, detalha a empresa.

Ver comentários
Saber mais Cellnex Altice Meo OMTEL PT
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio