Notícia
Bruxelas põe fim a investigação aos grupos de telecomunicações
Os cinco maiores grupos europeus de telecomunicações foram ilibados da utilização de práticas anticompetitivas pelo autoridade reguladora da competição europeia.
A Comissão Europeia afirmou ter acabado com a investigação preliminar ao grupo onde se incluiam a Deutsche Telekom, a Telefónica, a Vodafone, a France Telecom e a Telecom Italia, segundo noticia o “Financial Times”.
Os presidentes executivos dos cinco grupos encontraram-se para discutir o desenvolvimento de padrões de nova tecnologia para serviços telefónicos, que causaram preocupação nas autoridades de Bruxelas. O início da investigação foi revelado há um ano pelo “Financial Times”.
Contudo, as empresas concordaram em transferir a responsabilidade desses padrões para grupos comerciais como a GSMA, ainda antes do início da investigação. A Comissão Europeia afirmou que este era um “passo positivo que reduz o risco dos padrões poderem afectar negativamente a competição”.
O grupo foi apelidado dentro da indústria de “E5”, que se reunia ocasionalmente, sempre na presença de um advogado. Os executivos das respectivas empresas admitiram que estavam a afectar a competição dada a extensão dos seus negócios na Europa.