Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Facebook anuncia novidades. Chegou a hora dos "bots" e de mais realidade virtual

A rede social de Mark Zuckerberg anunciou várias novidades na terça-feira, 12 de Abril, em São Francisco, onde decorre a conferência anual de programadores (F8).

A carregar o vídeo ...
Facebook's Messaging Boom: the Launch of the Bots
13 de Abril de 2016 às 01:49
  • ...

A inteligência artificial continua a estar em grande nas apostas de Mark Zuckerberg. O CEO do Facebook anunciou esta terça-feira várias novidades, entre as quais a Messenger Platform, que irá permitir que os utilizadores estabeleçam contacto com empresas, recebendo informações e fazendo encomendas sem saírem da aplicação de mensagens.

 

Com a Messenger Platform, disponível desde hoje em versão beta, o utilizador da rede social conseguirá ver não só os seus amigos mas também os "chat bots" - programas de conversação automatizada que permitirão ver que empresas e serviços estão disponíveis naquele momento.

 

Assim, se de repente lhe apetecer, digamos, uma caixa de chocolates, escusa de procurar o número de telefone de uma empresa de serviços para fazer o seu pedido. Com esta plataforma, tudo se processará através do pequeno ecrã de conversação, sem ter de instalar qualquer nova aplicação. Estes chats robotizados acabam por fazer as vezes dos "call centers" em muitas das suas funcionalidades.

 

Outro dos anúncios feitos por Zuckerberg esta terça-feira prende-se com uma câmara de realidade virtual a 360º que captura imagens e cria vídeos com uma cobertura de 360 graus.

 

A produção é da Oculus (que já criou também uns óculos de realidade virtual) mas os utilizadores do Facebook vão poder usá-la, já que a rede social vai disponibilizar no Github, em código aberto, o hardware e os algoritmos de construção de vídeo para quem a queira montar.

 

A câmara é composta por 17 lentes a três dimensões: 14 delas estão dispostas de forma radial, uma outra (olho de peixe) ficará no topo e as restantes duas assentarão na base da mesma.

 

O software que será disponibilizado pelo Facebook irá colar todas as imagens que o utilizador captar, sendo depois criado o vídeo final, na experiência a que a rede chama Facebook Surround 360. 

 

Na passada quarta-feira, 6 de Abril, tinha já sido também apresentada uma nova funcionalidade do Facebook para o utilizador partilhar vídeos em directo com os amigos.

 

O Live Video do Facebook, ou Facebook em directo, foi lançado em Fevereiro em mais de 30 países, Portugal incluído. Esta funcionalidade foi agora ampliada, de modo a que todos os utilizadores da rede social possam partilhar mais facilmente vídeos em directo com os amigos.

 

Esta "função live" passa a incluir opções como a transmissão de vídeo em directo para um grupo de pessoas. Passa também a ser possível associar o vídeo a um determinado evento. Estes recursos estavam mais associados aos sites especializados em partilha de vídeo, como o YouTube.

 

O Facebook Live começou por estar disponível apenas para figuras públicas, mas mais recentemente foi sendo alargado, podendo qualquer pessoa aceder através do seu telemóvel – desde que use o sistema operativo iOS ou Android.

 

A rede social pretende que os seus utilizadores consigam partilhar mais facilmente – e instantaneamente – com os amigos os momentos que consideram especiais.

Ver comentários
Saber mais Mark Zuckerberg Facebook Messenger Platform Facebook Surround Facebook Live
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio