Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Facebook é alvo de nova queixa. FCT quer que empresa venda Instagram e Whatsapp

A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FCT) acusou esta quinta-feira o Facebook de concorrência desleal e de manter um monopólio ilegal com a aquisição dos rivais Instagram e Whatsapp. A nova queixa surge no seguimento do processo já iniciado em dezembro.


Os gigantes tecnológicos dos EUA (Facebook, Amazon, Apple, Netflix e Google) foram responsáveis por uma subida do Nasdaq até 29% em 2017, até ao momento, e o retorno dos FAANG cifrou-se em mais de 50%, em termos médios. Na nossa opinião, não se trata de uma mera recorrência da bolha dot-com verificada no final da década de 1990. Ao contrário dessa experiência — durante a qual os analistas imaginaram novas formas de valorizar empresas que não passavam de ideias — as empresas que lideram actualmente o sector são reais e apresentam fluxos de caixa tangíveis. Estamos em crer que a inovação tecnológica é um tema estrutural que poderá acrescentar 1% -1,5% ao crescimento potencial do PIB mundial nos próximos 10-15 anos.
Reuters
Negócios 19 de Agosto de 2021 às 18:18
  • ...

A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FCT) apresentou uma reclamação corrigida contra o Facebook no tribunal federal esta quinta-feira. A empresa de Mark Zuckerbeg é acusada de violar a lei "antitrust" e de manter um monopólio ilegal por causa da aquisição das rivais Instagram e Whatsapp.


A queixa é, na verdade, uma nova versão da reclamação original que já tinha sido feita pela FCT em dezembro, no âmbito do processo judicial iniciado contra o Facebook.  O juiz James Boasberg, do tribunal do Distrito de Columbia nos Estados Unidos, disse em junho que a queixa original não provou que o Facebook tinha poder de monopólio no mercado de redes sociais.


Nas alegações feitas pode ler-se que "depois de repetidas tentativas fracassadas de desenvolver recursos digitais inovadores, o Facebook decidiu, em vez disso, recorrer a um esquema ilegal ao comprar as rivais para eliminar a concorrência".


A Comissão Federal de Comércio dos EUA pede agora ao tribunal que exija ao Facebook a venda do Instagram, que tinha sido comprado em 2012 por mil milhões de dólares, e do Whatsapp, comprado em 2014 por 19 mil milhões de dólares.

Ver comentários
Saber mais Whatsapp Instagram Facebook Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos Mark Zuckerbeg redes sociais justiça
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio