Notícia
Vendas na App Store da Apple cresceram 40% em 2016
A facturação dos fabricantes de aplicações para a App Store da Apple cresceu para mais de 20 mil milhões de dólares no ano passado. A empresa da maçã fala em "ano recorde".
O valor gasto pelos utilizadores da App Store da Apple aumentou 40% em 2016, sobretudo devido a jogos como o Pokémon Go e o Super Mario Run.
Segundo os dados revelados pela empresa liderada por Tim Cook, citados pelo Financial Times, os pagamentos aos programadores de aplicações (retirando a percentagem da Apple) subiram para mais de 20 mil milhões de dólares (cerca de 19,2 mil milhões de euros) no ano passado.
"2016 foi um ano recorde para a App Store", afirmou Phil Schiller, vice-presidente de marketing mundial da Apple, citado pela mesma publicação.
O foco da empresa da maçã tem estado precisamente nas receitas dos serviços online, como a App Store, iCloud e Apple Music, para contrabalançar a evolução das vendas do iPhone, que desceram pela primeira vez no ano passado.
De acordo com o Financial Times, os fabricantes das aplicações – que, em geral, ficam com 70% das receitas, sendo que os restantes 30% são para a Apple – viram os seus ganhos aumentarem cerca de 40% em cada um dos últimos três anos. O rendimento total dos fabricantes proveniente da App Store supera os 60 mil milhões de dólares desde que esta foi lançada, em 2008, um valor que, segundo os analistas, supera o rendimento da app store Android e Google Play, juntos.
"A receita na App Store da Apple ultrapassou o total da indústria", afirma a analista Danielle Levitas.