Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fornecedor da Apple reforça actividade na Índia

A Wistron, empresa fornecedora de componentes para smartphones da Apple, tenciona alargar a sua unidade de produção na cidade de Bengaluru, na Índia.

Tim Cook a criar uma nova Apple: Acabou 2016 como o 11.º CEO do mundo em valor criado para os accionistas. O ano marca a tentativa do sucessor de Steve Jobs de deixar a sua marca na Apple. Apesar de o foco continuar nos aparelhos - foi lançado o iPhone 7 e o novo MacBook Pro -, a Apple já aposta a sério nos conteúdos (é a segunda maior fonte das suas receitas, que caíram pela primeira vez desde 2001) e aventura-se em áreas como o automóvel e a saúde. Pelo meio, a guerra política devido aos impostos - Bruxelas determinou que a Apple devolvesse à Irlanda 13 mil milhões de euros - continua a dar-lhe dores de cabeça.
.
Negócios 02 de Janeiro de 2017 às 13:16
  • ...

Um dos fornecedores da Apple está a preparar a expansão da sua presença na Índia, através do aumento de capacidade de produção, passo que surge depois de a própria tecnológica e fabricante de electrónica de consumo ter manifestado a intenção de começar a produzir naquele país.

De acordo com a Reuters, o pedido de expansão foi feito pela Wistrom junto do governo de Karnataka, no sul da Índia. Embora não se saiba se a Apple vai efectivamente transferir parte da produção para a Índia, fontes oficiais referem à agência noticiosa que a expansão da empresa sediada em Taiwan poderá ser um indício desse alargamento.

Em Dezembro passado, a Apple anunciou a intenção de expandir a sua produção para a Índia. A estratégia da tecnológica de Cupertino passa pela abertura de mais lojas e a negociação com o governo indiano para o financiamento de fábricas no país. Em causa está o acesso ao mercado indiano de smartphones, onde detém menos de 5% de quota.

Segundo a mesma fonte, a entrada da Apple no contexto de produção nacional poderá vir a ser benéfico para o país, numa altura em que o governo pretende atrair investimentos estrangeiros.


Segundo os analistas, a produção local na Índia pode representar uma estratégia de expansão mais ampla da Apple, resultando em custos de produção mais baixos para a empresa da maçã. A Foxconn, também fornecedora da Apple, já possui uma unidade de produção no sul da Índia.

Ver comentários
Saber mais Apple Índia economia negócios e finanças Informação sobre empresas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio