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Venda de telemóveis em Portugal em queda há oito trimestres
No terceiro trimestre de 2012, as vendas de telemóveis caíram 18% em Portugal, numa altura em que o segmento dos smartphones representa já uma fatia de 40% das vendas totais no mercado português.
Apesar das vendas na ordem dos 1,13 milhões de unidades no último trimestre, este valor representa uma queda acentuada em relação ao período homólogo de 2011, segundo o estudo “IDC European Mobile Phone Tracker”. Contudo, e em relação ao segundo trimestre de 2012, as vendas aumentaram cerca de 4,7%. Apesar da boa prestação dos smartphones, com 451 mil unidades vendidas, o que representa um crescimento de 21%, as vendas de telefones tradicionais tiveram uma quebra de 32%, ou seja, menos 679 mil unidades vendidas.
Francisco Jerónimo, responsável europeu de research na área de telefones móveis da IDC, explica que “o terceiro trimestre foi o pior período de vendas de Verão de sempre no mercado de telemóveis em Portugal, devido à forte queda do segmento dos telefones tradicionais e à contracção da procura no segmento de smartphones. Mas, o mercado beneficiou de um ligeiro aumento na procura quando comparado com o trimestre anterior. No período de Verão verifica-se uma maior compra de telefones tradicionais por parte dos emigrantes portugueses, que precisam de estar contactáveis durante as férias em Portugal, o que levou a um ligeiro crescimento das vendas face ao trimestre anterior”.
Estima-se que a venda de telemóveis não vai crescer no futuro próximo, e as vendas vão registar mais quebras até ao final do ano, e ainda durante 2013. Os telemóveis de baixo preço e as novidades de gama alta da Apple e da Samsung vão ser o único apoio da indústria nos próximos tempos.