Notícia
Uber investe mais de mil milhões de euros para comprar milhares de carros Volvo
A tecnológica assinou um acordo para adquirir centenas de carros da Volvo com o objectivo de preparar uma frota de veículos totalmente autónomos “on-demand”. A operação poderá permitir à construtora um encaixe superior a 1,1 mil milhões de euros.
A Uber assinou um acordo para comprar centenas de carros à Volvo com o objectivo de preparar a sua frota de automóveis totalmente autónomos "on-demand", avança o jornal britânico Financial Times (FT).
Actualmente já com uma frota que conta com cerca de 200 veículos desta construtora, o novo acordo assinado pela empresa liderada por Dara Khosrowshahi (na foto) prevê adquirir cerca de 24 mil veículos do modelo XC90 entre 2019 e 2021, num negócio que pode render aos cofres da construtora sueca - detida por chineses -, calcula o FT, em cerca 1,4 mil milhões de dólares, cerca de 1,1 mil milhões de euros.
Ao que indica a mesma fonte, a este modelo da Volvo, a empresa fundada por Travis Kalanick vai depois instalar um conjunto de sensores próprios, no tecto dos veículos, e depois conduzi-los – potencialmente sem a necessidade de que um humano esteja ao volante.
Jeff Miller, líder do departamento de parcerias automóveis da Uber, refere que "no mundo dos [carros] autónomos não há humanos, por isso é preciso uma condução redundante, sistemas de accionamento de travagem, para que se houver um falha eléctrica ou mecânica, o sistema de back-up possa ser accionado".
No ano passado, a Volvo e a Uber comprometeram-se a investir 300 milhões de dólares para desenvolver carros autónomos. No âmbito desta parceria, as duas empresas acordaram em trabalhar em conjunto ao nível da engenharia para desenvolver sistemas que permitiam que os carros da construtora chinesa possam ser autónomos, segundo a mesma fonte.