Notícia
Toshiba adia contas e afunda em bolsa
A companhia nipónica chegou a perder 10% na sessão desta terça-feira depois de ter pedido mais um mês para analisar o impacto nas suas contas da operação nuclear nos Estados Unidos.
As acções da Toshiba chegaram a cair 10,52% na bolsa japonesa esta terça-feira, 14 de Fevereiro, depois de a tecnológica nipónica ter adiado a divulgação do impacto, nas suas contas, de imparidades relacionadas com a sua operação nuclear nos EUA.
Segundo a Bloomberg, a empresa deveria anunciar esta terça-feira os resultados dos primeiros nove meses até Dezembro, incluindo os reflexos nas suas contas de cerca de 700 mil milhões de ienes (5,81 mil milhões de euros à cotação actual) daquelas imparidades.
Não é a primeira vez que a Toshiba adia a apresentação de resultados. O escândalo contabilístico de 2015 obrigou a cancelar por duas vezes o anúncio de números da sua actividade.
Em Dezembro a empresa tinha confirmado que a disputa em torno do valor da empresa do sector da energia nuclear adquirida em 2006 através da subsidiária Westinghouse Electric (no valor de 5.000 milhões de euros) , levaria a perdas por imparidades "de muitos milhares de milhões de dólares", sem especificar quanto.
Nos nove meses de exercício, os prejuízos deverão rondar os 3,32 mil milhões de euros, estima o jornal Nikkei, citado pela Bloomberg. A empresa não comenta.
As acções da Toshiba perderam 9,2% para 227 ienes. A tecnológica foi uma das cotadas que mais desvalorizou em Tóquio, que encerrou a a sessão a cair 1,13%.