Notícia
Sonae IM vende israelita CB4 à gigante norte-americana Gap
O braço de investimento tecnológico da Sonae saiu do capital da empresa de desenvolvimento de software de inteligência artificial que melhora em loja a experiência do consumidor, onde tinha entrado em março de 2019.
Somando quatro dezenas de investimentos diretos desde que foi criada, há meia dúzia de anos, tendo já desembolsado cerca de 200 milhões de euros, a Sonae Investment Management (Sonae IM) acaba de anunciar que fez um "exit" (desinvestimento).
O braço de investimento tecnológico da Sonae saiu do capital da israelita CB4, empresa de desenvolvimento de software de inteligência artificial que melhora em loja a experiência do consumidor, que foi adquirida pela Gap Inc., a maior empresa norte-americana de vestuário.
Não foram divulgados detalhes financeiros sobre esta transação.
"Enquanto investidores, esta operação é muito positiva, pois permite validar a nossa tese de investimento. Vimos potencial na equipa da CB4, na tecnologia disruptiva, e na abordagem inovadora a um problema muito relevante do setor do retalho", afirma Eduardo Piedade, CEO da Sonae IM, em comunicado.
"Acompanhámos de perto uma evolução substancial nos últimos dois anos, e ficamos orgulhosos por ver um dos principais retalhistas do mundo a desejar integrar esta solução no ‘core’ do seu negócio", remata o mesmo gestor.
A Sonae IM tinha participado na ronda de financiamento série B de 16 milhões de dólares (13,8 milhões de euros), em março de 2019, ao lado de nomes de peso a nível mundial, como a Octupus Ventures, a Sequoia Capital e a Pereg Ventures, pelo potencial e impacto da tecnologia nos retalhistas.
A compra da CB4 pela Gap, onde a equipa de mais de 60 pessoas da companhia adquirida será integrada, "surge no âmbito da estratégia da empresa de investir em tecnologia para impulsionar o crescimento e inovação que tenham impacto em todo o seu portefólio de marcas".
A Sonae IM realça que a CB4, "reconhecida pela CB Insights como sendo uma das 100 empresas de tecnologia aplicada ao retalho mais promissoras do mundo, em fevereiro de 2021, tem-se destacado por permitir apoiar novas vendas e garantir a satisfação de mais clientes".
"A inteligência artificial da CB4 ajuda a aumentar as vendas e a melhorar as experiências dos clientes. Ao juntarmo-nos à Gap Inc., estou entusiasmado por ver como a nossa equipa pode ter um impacto ainda mais amplo e profundo à escala global da empresa", enfatiza o CEO da CB4 Yoni Benshaul.
Segundo a informação partilhada pela Sonae IM, o software da CB4 utiliza "machine learning" e algoritmos avançados de inteligência artificial para identificar a elevada procura de produtos específicos nas lojas.
"Quando um produto não consegue vender a níveis de procura previstos, a CB4 envia um alerta sobre o problema ao gestor de loja e sugere formas de o corrigir. Esta solução gera aumentos entre 0,5% e 2% em novas vendas líquidas, melhor experiência do cliente e maior capacidade de encontrar produtos", garante a empresa do universo Sonae.
A Sonae IM surgiu, em 2015, numa discussão no seio do grupo controlado pela família Azevedo sobre áreas de crescimento, sendo que o grupo já tinha experiência em investimentos em empresas de tecnologia.
A Sonae IM, que espera investir nos próximos cinco anos mais do que os cerca de 200 milhões de euros investidos até agora, engloba participações em empresas à escala global, desde as fases iniciais às de crescimento, e em áreas estratégicas de negócio como a cibersegurança, infraestrutura digital e tecnologia aplicada ao retalho.