Notícia
Siri é a nova estrela da TV da Apple e iPhone traz novo sistema 3D
A Apple revelou esta quarta-feira as novidades que tinha guardadas para os seus produtos. Foram apresentados novos modelos do iPhone, iPad e do iWatch. A Siri foi a protagonista do evento com a lançamento da nova versão da Apple TV.
"As novidades vão ser gigantescas". Foi assim que Tim Cook, presidente executivo da Apple, abriu o evento anual da tecnológica esta quarta-feira, 9 de Setembro.
O CEO começou por anunciar as novidades do seu mais recente segmento: os relógios inteligentes. O novo Apple Watch OS 2 vai passar a ter uma bracelete inteligente que consegue medir os sinais vitais e enviá-los automaticamente ao médico. Os novos relógios vão passar a ter também mais aplicações, como o Facebook Messenger.
De seguida, Tim Cook anunciou as novidades para o iPad, as "maiores de sempre desde que foi lançado". Face à queda das vendas destes dispositivos há seis trimestres consecutivos, a tecnológica quer diminuir ainda mais a linha que separa um tablet de um computador portátil para conquistar o segmento empresarial. Uma vontade sublinhada por Cook durante o evento desta quarta-feira, que decorreu no auditório Bill Graham, em São Francisco, o qual tem capacidade para cerca de sete mil pessoas e foi o maior da tecnológica até à data.
Para conquistar o segmento empresarial, a marca da maçã lançou o iPad Pro, que vai estar disponível a partir de Novembro e custará desde 799 dólares (versão com 32GB) até 1.075 dólares (128 GB).
O novo tablet da Apple tem um ecrã com 12,9 polegadas, 10 horas de autonomia, câmara com 8 mega-pixéis, quatro colunas e é 80% mais rápido do que os portáteis comuns, segundo a Apple.
Além disso, o lançamento do iPad Pro será acompanhado por dois novos acessórios: um teclado que se dobra como uma capa e uma caneta, a qual a tecnológica denominou Apple Pencil.
A apresentação das novidades relativas aos iPads contou ainda com a presença do vice-presidente da concorrente Microsoft, Kirk Koenigsbauer. O responsável subiu ao palco a convite da Apple para demonstrar as funcionalidades do Microsoft Office para o novo tablet.
Siri passa a "comandar" Apple TV
A Siri, a assistente pessoal da Apple que nasceu com o iPhone, acabou por ser a estrela da apresentação da nova versão da Apple TV.
Antes de passar às demonstrações das novas funcionalidades da televisão, Tim Cook começou por esclarecer que "a nossa visão para a televisão é simples: acreditamos que o futuro são as aplicações".
A recente versão da Apple TV vai contar com uma nova "set up box" e um comando, o qual funciona através do toque (touch surface) e através da voz, com a ajuda da Siri.
A integração da Siri na Apple TV permite filtrar a pesquisa por género de filmes ou séries e actores. E até andar para trás ou para a frente numa determinada cena de um programa. Tudo através da voz. Para tal, basta carregar no botão do novo comando, que funciona por bluetooth, e fazer questões como: "Siri, mostra-me programas de comédia". "De acção, com o actor Sean Connery". Uma pesquisa facilitada também pelo novo sistema tvOS, activado pelo simples toque no touchpad do novo comando e que, além da loja Apple, onde podem ser descarregados os novos jogos para a Apple TV, vai integrar também serviços como o Netflix, HBO ou Showtime.
A nova versão da Apple TV vai estar disponível em alguns países a partir de Outubro em duas versões: de 32 gigas a partir de 149 dólares e de 64 GB a 200 dólares.
iPhones com sistema 3D
A Apple deixou para o final da apresentação as novidades do seu produto ‘estrela’.
"A única coisa que mudou [no iPhone] foi tudo", disse Tim Cook antes de apresentar os dois novos modelos: o iPhone 6S e o iPhone 6S Plus.
Os novos smartphones vão estar disponíveis em quatro cores metálicas (em tons de azul, rosa, dourado e cinzento) e em dois tamanhos.
A câmara traseira dos novos iPhones tem 12 mega-pixéis e a frontal 5 mega-pixéis e vídeo de 4K. Além disso, o novo processador (A9) é 70% mais rápido do que o anterior.
Os novos smartphones da marca da maçã trazem ainda um novo sistema de toque 3D, em que o aparelho responde de forma diferenciada consoante a pressão do toque. Permite, por exemplo, consoante o toque, abrir um tipo de sub-menu (como se fosse o botão direito do rato de um computador). Na aplicação da câmara fotográfica aparece a opção "selfie", por exemplo.
Outra das novidades apresentadas em San Francisco pela Apple foi a introdução nos iPhones do Live Photos. Uma tecnologia de fotos "com vida", ou seja, introduz movimentos e sons numa foto estática através de um simples toque no ecrã.
As pré-encomendas dos novos iPhones arrancam a 12 de Setembro e estarão à venda nas lojas a partir de dia 25 de Setembro em 12 países (entre os quais EUA, França, Alemanha, China e Japão). Portugal não está nesta lista.
Quanto aos preços, o iPhone 6S vai custar 199 dólares (a versão de 16GB) e 399 (128 GB), com dois anos de contrato com uma operadora. O 6S Plus custará 299 dólares (16 GB) e 499 dólares (128 Gb).