Notícia
Sete em cada 10 utilizadores acedem diariamente à Internet
Sete em cada 10 utilizadores portugueses já acedem diariamente à Internet. Esta é umas das principais conclusões do 2º estudo "Consumo Cruzado de Meios", realizado em Portugal pela Havas Digital. O primeiro inquérito foi feito por esta agência em 2006 e, no espaço de dois anos, "a massificação digital é notória", salienta a Havas.
13 de Abril de 2009 às 09:09
Sete em cada 10 utilizadores portugueses já acedem diariamente à Internet. Esta é umas das principais conclusões do 2º estudo "Consumo Cruzado de Meios", realizado em Portugal pela Havas Digital. O primeiro inquérito foi feito por esta agência em 2006 e, no espaço de dois anos, "a massificação digital é notória", salienta a Havas.
Entre 2006 e 2008, aumentou o acesso à Internet a partir do lar e cresceu também - de certa forma como consequência - o consumo e acesso diário à Internet em todos os "targets".
Apesar de a televisão continuar a ser o meio com mais utilizadores diários, a Internet tem vindo a aumentar a sua taxa de penetração. O "email" e os motores de busca continuam a liderar as motivações de acesso, mas a procura de comunidades sociais, como o hi5, o MySpace e o You Tube, teve um forte impulso.
Em 2008, 53% dos cibernautas nacionais procuraram estes espaços virtuais de encontro e partilha, enquanto em 2006 esta percentagem chegou apenas aos 28%. O acesso a blogues, "chats" e "downloads" de músicas também cresceu.
"A Internet já não é vista apenas como meio de pesquisa. O seu potencial aumentou substancialmente nos últimos anos e acreditamos que a tendência será para crescer ainda mais", analisa José Frade, "country manager" da Havas Digital. "E, por isso, penso que a publicidade neste meio torna-se cada vez mais vital para o 'branding' das marcas", acrescenta.
Embora a compra ou a encomenda de produtos seja apontada hoje por apenas 13% dos internautas portugueses como motivo de utilização da Internet, este meio é hoje o mais influente na tomada de decisão dos consumidores.
Segundo o estudo, a televisão continua a ser o veículo no qual a publicidade mais contribui para o conhecimento das marcas, mas a influência da Internet na tomada de decisão supera a dos restantes meios em todas as categorias. "A influência da Internet na tomada de decisão cresce em todas as categorias, destacando-se os produtos de turismo, tecnologia e financeiros", detalha a Havas Digital.
Entre 2006 e 2008, aumentou o acesso à Internet a partir do lar e cresceu também - de certa forma como consequência - o consumo e acesso diário à Internet em todos os "targets".
Em 2008, 53% dos cibernautas nacionais procuraram estes espaços virtuais de encontro e partilha, enquanto em 2006 esta percentagem chegou apenas aos 28%. O acesso a blogues, "chats" e "downloads" de músicas também cresceu.
"A Internet já não é vista apenas como meio de pesquisa. O seu potencial aumentou substancialmente nos últimos anos e acreditamos que a tendência será para crescer ainda mais", analisa José Frade, "country manager" da Havas Digital. "E, por isso, penso que a publicidade neste meio torna-se cada vez mais vital para o 'branding' das marcas", acrescenta.
Embora a compra ou a encomenda de produtos seja apontada hoje por apenas 13% dos internautas portugueses como motivo de utilização da Internet, este meio é hoje o mais influente na tomada de decisão dos consumidores.
Segundo o estudo, a televisão continua a ser o veículo no qual a publicidade mais contribui para o conhecimento das marcas, mas a influência da Internet na tomada de decisão supera a dos restantes meios em todas as categorias. "A influência da Internet na tomada de decisão cresce em todas as categorias, destacando-se os produtos de turismo, tecnologia e financeiros", detalha a Havas Digital.