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Seis inovações com assinatura da Bosch

A empresa alemã reclama para si várias invenções que usamos no dia a dia. A maior parte ligada à indústria automóvel. Mas não só.

DR
14 de Outubro de 2015 às 13:53
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A injecção a diesel para camiões 

A ascensão do diesel nos anos 20 da década passado ameaçou a viabilidade da Bosch, que comercializava sistemas de ignição eléctrica para carros a gasolina. A empresa virou-se para o desenvolvimento de bombas de injecção para camiões diesel, que lançou em 1927. Especializada nos motores diesel, a Bosch é também a responsável pela produção industrial do sistema "common-rail ", desenvolvido inicialmente pelo Grupo Fiat, que vendeu a patente à empresa alemã. 

 

O primeiro frigorífico comercial 

A Bosh desenvolveu e comercializou o primeiro frigorífico para uso doméstico com um preço acessível às famílias. Até aí era exclusivo de milionários e empresários. 

 

O sistema electrónico de injecção 

Muitos se recordarão dos carros mais antigos em que no tablier do automóvel existia um manipulo para injectar mais gasolina no motor e ajudar o carro a não ir a baixo, sobretudo no inverno. Esse problema deixou de existir com a injecção electrónica, que gere automaticamena entrada de combustível no motor, tornando-o mais eficiente. A Bosh reclama o pioneirismo na produção em massa do sistema Jetronic, em 1967. 

 

O sistema de travagem ABS 

O primeiro sistema de travagem anti-bloqueio às quatro rodas para carros de passageiros, controlado de forma electrónica, começou a ser produzido em 1978. O ABS permite reduzir a pressão de travagem quando as rodas bloqueiam, voltando logo depois a aumentá-la até 40 vezes por segundo. O sistema, hoje indispensável nos carros novos, foi desenvolvido pelos engenheiros da Bosch ao longo de nove anos. 

 

Produção em massa de sensores microelectromecânicos 

Quando viramos o tablet ou o smartphone, o écran roda e acompanha a nossa forma de pegar no equipamento. Isso acontece porque existe lá dentro um microsensor de tamanho ínfimo "ligado" à força da gravidade. É só é possível porque a Bosh desenvolveu, em 1995, um novo processo que permite produzir sensores microelectromecânicos de muito menor dimensão e mais eficientes no consumo de energia. O "plasma etching" é conhecido na indústria como o processo Bosh. 

 

O controlo electrónico de estabilidade 

O sistema electrónico de estabilidade, conhecido pela sigla ESP, compara 25 vezes por segundo se o carro está a seguir na direcção indicada no volante pelo condutor. Caso indique perigo, actua sobre o motor e os travões para estabilizar o carro. Esteve vários anos à espera para ser lançado, até a Mercedes pegar no sistema por necessidade. Quando submetido ao chamado teste do alce, a primeira versão do série A capotava. Foi a adopção do EPS que permitiu salvar o modelo. Lançado em 1995, este ano a Bosch espera atingir 150 milhões de unidades vendidas. O sistema já evitou 260 mil acidentes e 8.500 mortes só na Europa, diz a empresa citando um estudo da Universidade de Colónia.

(Notícia corrigida no dia 19 de Outubro, com indicação de que o sistema "common-rail" foi inicialmente desenvolvido pelo Grupo Fiat)

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