Notícia
Bosch de Braga vai ter mais mil trabalhadores
A Bosch Car Multimedia prevê aumentar o número de trabalhadores até ao final de 2017 para cerca de 3.000.
A procura pelos produtos desenvolvidos na Bosch Car Multimedia tem permitido rever em alta as metas traçadas pela empresa. A unidade de Braga prevê agora chegar aos 3.000 trabalhadores no final de 2017, informou fonte oficial do Grupo alemão em Portugal. São mais mil do que o número actual.
A Bosch Car Multimedia prevê também atingir um volume de facturação de mil milhões de euros também naquela data. A unidade de Braga desenvolve e fabrica sistemas de informação ao condutor e entretenimento para marcas como a Nissan, Mini, BMW e Audi.
É ainda responsável pelo desenvolvimento de soluções multimédia para o automóvel, em conjunto com outros centros na Alemanha, e está a trabalhar em tecnologias como o "optical bonding", em que o display tem a mesma visualização de um smartphone, e o "head-up-display" com realidade aumentada, que permite ao condutor ver a informação projectada no pára-brisas.
A Bosch Car Multimedia de Braga tem uma parceria com a Universidade do Minho, na qual já foram investidos 19 milhões de euros, dando origem a 12 patentes. A empresa fez uma nova candidatura aos fundos europeus, de 50 milhões, com o objectivo de manter e reforçar a parceria, que permitirá contratar 90 engenheiros e 165 bolseiros.
O grupo faz investigação e desenvolvimento também em Aveiro. A Bosch Thermotecnologia alberga o centro de competências em água quente: esquentadores, caldeiras e bombas de calor. Em Março foi anunciado um investimento de 25 milhões de euros, a cumprir em cinco anos, na construção de um novo edifício dedicado à investigação e a contratação de 150 engenheiros. Em breve deverá ser assinado um acordo de parceria com a Universidade de Aveiro.
O grupo em Portugal prevê agora chegar aos 500 engenheiros dedicados à investigação e desenvolvimento até ao final de 2016, um ano antes do previsto.
* jornalista em Estugarda a convite da Bosch